Atividades não previstas em meu contrato

Feita por >jucaslive>. 2 fev 2017 Carteira de trabalho

Boa noite!

Tenho um contrato de trabalho com uma grande empresa do ramo de varejo q é válido até junho desse ano, onde sou contratado como jovem aprendiz (pelo CIEE) para designar funções de auxiliar ADM. De seg à sex (as quartas vou pro CIEE receber capacitação) das 14:00 às 18:00, até ai tudo certo e saudável... O problema começa quando sou cobrado de exercer funções de colaboradores efetivos e me responsabilizar por áreas q como aprendiz n posso fzr tais atividades, são elas:

-Operar caixa (mexer com valores)

-Estoque (liberar produtos)

-Trabalho em altura (subo frequentemente em uma escada de alumínio com uns 2m de altura para pendurar cartazes no teto da loja)

-já fiz trabalho externo da loja como ir ao centro da cidade comprar tecido pra decoração

-Carregar peso (ar condicionado, microondas de 20/30L, empilhar fogões e geladeiras e etc)

-faço trabalho por fora do contrato (freelancer)

-já entrei em uma tal de sala quente, é uma sala onde fica a parte condensadora de todos os ar condicionados em uso da loja, é um calor infernal

-muitas vezes sou responsável pelo primeiro atendimento ao cliente pós venda (e segundo as regras do programa J.A. n posso dar esse primeiro atendimento)

As irregularidades são muitas e até me fogem agora, mas tem outras coisas q podem ser adicionadas, desde que comecei a trabalhar em 20/05/2015 sou orientado pelos gestores da loja em fazer tais trabalhos e nunca questionei mesmo sabendo q n era minha função e n estava ganhando nada por aquilo, mas era desinformado e tinha receio de ser desligado da empresa por contrariar a ordem de um superior mesmo n sendo minhas obrigações... Só que de um tempo pra cá essas cobranças muitas vezes vem com um tom de ameça, por exemplo: "já disse pra você fzr isso, só vai levar a sério quando eu te aplicar uma advertência?" e mais ou menos assim, semana passada foi exatamente oq houve e eu falei q n iria fazer tal atividade pq n era minha função e a gestora simplesmente disse q iria ligar pra responsável do rh, todas essas atividades irregulares são de contra ao contrato de aprendiz e tbm tem situações q envolve periculosidade (ir ao centro comprar material, e a escada q subo tem 2 metros, já considera trabalho em altura)... Boa parte do que estou relatando tenho como provar em fotos e até vídeos se melhor assim você achar e tbm tenho uma pessoa q trabalha comigo para testemunhar, então diante dessa situação e com sua analise ao caso, o que posso fazer ? Existe indenização ?

A melhor resposta

Jucaslive, tudo que você relatou são situações que caracterizam o desvirtuamento do contrato de aprendiz. Além de possível indenização, também há acúmulo de função. Estou àdisposição.

Marcilio Paulo

Marcilio Paulo Advocacia Advogado em Teresina

7 respostas

Advogados especializados em Carteira de trabalho

Ver mais advogados especializados em Carteira de trabalho

Outras perguntas sobre Carteira de trabalho