Com o casamento da minha ex, posso pedir a redução da pensão?

Feita por >Sergio Luiz>. 13 jul 2015 Pensão

Pago pensão, que é descontada direto da folha de pagamento - 26% em cima do valor bruto somados a horas extras, bonificações, premiações, PLR, 13º salario, ferias e etc. Ainda pago por fora assistência médica para minha filha (que não abro mão), porém tenho meus próprios gastos, como aluguel, água, luz, alimentação etc.

Minha ex-mulher casou-se recentemente. Eu posso entrar com uma ação revisional da pensão alimentícia para que o valor seja revisto e reduzido, já que agora ela constituiu uma nova família?

Também gostaria de entrar com o pedido de guarda compartilhada, que na época da audiência não foi sugerido a mim como uma opção.

A melhor resposta

O fato de sua ex mulher ter casado novamente não modifica em nada o pensionamento pois pelo que entendi a pensão é paga à sua filha. Contudo se houve modificação na sua situação financeira é possível revisar o valor e adequar a nova situação.
A guarda compartilhada é a forma mais adequada atualmente, mas para uma melhor avaliação é necessário uma análise mais profunda do caso.

Marcelo Cabeleira Escobar Advocacia Advogado em Porto Alegre

6 respostas

Sergio Luiz, é possível sim requerer tanto a revisão do valor que você paga à título de pensão, quanto a guarda compartilhada. Saliento que na primeira hipótese o que costuma pesar mais é se sua situação financeira mudou, no caso, para pior, o que justificaria o pedido de revisão. É claro que o Juiz levará em conta outros fatores também. Já em relação à guarda, as chances são muito boas, pois tal caminha conforme o posicionamento dos Tribunais.

Prezado você pode pedir uma revisional de alimentos mas não pq sua ex contraiu matrimônio e sim pela sua situação financeira . Também pode pedir a guarda compartilhada a qualquer tempo. ESTOU À DISPOSIÇÃO.

Gâmba Advocacia & Consultoria Advogado em Passo Fundo

64 respostas

Boa noite,

Caberia ação revisional, mas utilizando como fundamento sua situação financeira. É caberia também o pedido de guarda compartilhada.

Ana Paula M. Moraes Advogado em Saquarema

192 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão