Como agir contra síndico e vizinho que me constrangem por causa de cão?

Feita por >Mel>. 22 set 2016 Direito imobiliário

Estou sendo constantemente perseguida e constrangida por conta dos latidos da minha cadela, muitas vezes provocados pelos vizinhos. Ocorre que minha cadela tem 4 anos e sempre morou em condomínio. Nunca tive problemas desse tipo e agora todos os dias o síndico me manda e-mail, me interfone e até vem até meu apartamento trazer reclamações de um vizinho que não está sabendo conviver com um animalzinho. Eu já fui abordada pelo vizinho de forma grosseira e já fui multada. Castrei minha cadela para melhorar os ânimos dela, uso coleira anti-latido. Mas sempre que saio de casa encontro reclamações ao voltar. Creio que eles ficam fazendo barulhos e a cachorra se sente ameaçada e começa a latir. A pergunta é, se o condomínio aceita cachorro, se é da natureza do cachorro latir, eles podem me constranger desta forma ou posso tomar alguma medida judicial para isso parar?

A melhor resposta

Se o seu condomínio permite animais e você vem sendo constrangida por sim requerer danos morais.

Fernanda Lopes Advocacia Advogado em Brasília

80 respostas

Cara Mel, é necessário o uso correto do imóvel e o respeito com o direito dos outros condôminos. O que isso significa que o animal não pode perturbar o sossego, a segurança e a saúde dos demais. É óbvio que o cachorro late, mas esse latido não pode incomodar os vizinhos. Sugiro que tente alternativas para amenizar os latidos, como: deixar as portas e janelas fechadas e/ou utilizar isolamento acústico no imóvel. Contudo, se vc verificar que existe uma "conspiração" para constranger vc é necessário produzir provas a esse respeito e procurar a justiça para cobrar indenização ou paralisação dos constrangimentos. A justiça ampara o direito do outro, mas esse direito não pode ser exercido de forma abusiva, a ponto de prejudicar o outro sem justificativa.
aconselho que procure um advogado para analise do caso e suas peculiaridades, bem como o ingresso da medida adequada.
att. Drª Carla Rosa.

Advogada Carla Rosa Advogado em Aracaju

84 respostas

Advogados especializados em Direito imobiliário

Ver mais advogados especializados em Direito imobiliário

Outras perguntas sobre Direito imobiliário