Estou me separando e gostaria de saber como fica a pensão e guarda da criança

Feita por >Viviane Rossini>. 8 jun 2016 Pensão

Olá! Minha filha tem dois anos e ainda mama no peito. Nos sapáramos faz um mês e ele era total responsável pelas despesas da casa. Como funcionaria a pensão, a guarda compartilhada e as visitas do pai?

A melhor resposta

Boa tarde Sra. Viviane Rossini, por favor, poderia me informar a cidade que você fala?
para a pensão e a guarda, tem que entrar com uma ação judicial para regulamentar a pensão, guarda e visitas do pai, podemos estar conversando melhor sobre o caso.

Bárbara Locks Advocacia Advogado em Joinville

7 respostas

Prezada Viviane,

Boa noite,

Em um primeiro momento é preciso saber se você é casada ou tem relação de união estável. Em caso de casamento o procedimento será o divórcio, em caso de união estável o procedimento será o da dissolução de união estável.

Para ambos os casos os pontos em discussão serão basicamente os mesmos:
- o fim do relacionamento;
- guarda dos filhos;
- regulamentação de visitas;
- pensão alimentícia;
- partilha dos bens;

A guarda do filho, pelo que você coloca, ficará com você, nesse caso é necessário que seja regulamentado o direito de visitas do pai. Essa é uma questão que pode ser decidida de forma amigável por vocês ou, em caso de não conseguirem chegar a um acordo, o juiz determinará conforme a realidade do casal e da criança.

No que diz respeito a pensão alimentícia, o pai deverá fazer o pagamento em valor decidido por vocês através de acordo ou, não sendo possível, o juiz determinará o valor, sempre levando em consideração as possibilidades do pai e a necessidade da criança. Usualmente é fixado em torno de 30% dos rendimentos do pai, porém a lei não define valor para isso.
Espero ter lhe ajudado. Caso contrário, desde já me coloco a sua disposição para outras dúvidas.

A partilha dos bens do casal irá depender do regime de bens escolhido por vocês no momento do casamento. No caso da união estável a regra é que se utilize o regime da comunhão parcial de bens, ou seja, cada um dos dois terá direito a 50% dos bens adquiridos pelo casal na constância do relacionamento.

Pablo Ernesto Becker Advocacia Advogado em Novo Hamburgo

17 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão