Ex-esposa quer 50% do imóvel adquirido após separação

Feita por >JOSE RIBEIRO>. 27 ago 2014 Separação

Em 2002 entrei com um processo de separação judicial, que posteriormente se tornou consensual em 2003. A certidão de divórcio saiu em 2004.

Um mês após a entrada no processo de separação na justiça em 2002, adquiri um apartamento para morar, com pagamento em 02 parcelas. Não lavrei a escritura na época, mas fiz a averbação em cartório para garantir a posse do imóvel. No instrumento particular de compra e venda deste apartamento, o qual foi utilizado para a averbação, saiu meu estado civil como casado. Ao tentar fazer a transferência para meu nome em 2014, o cartório solicitou a assinatura da ex-esposa ou uma procuração com amplos poderes para eu poder transferir somente para meu nome. No entanto, a ex quando soube do apartamento, passou a exigir 50% do imóvel, dizendo que tem direito e alegando que na época da compra deste imóvel ainda não estávamos separados oficialmente. Informou-se que se eu não der os 50% do apartamento vai entrar na justiça.

Gostaria de saber se este direito dela é certo e se não for, o que será preciso fazer para lavrar a escritura do apartamento em meu nome.

Desde já agradeço.

Em tempo: Na separação consensual em 2003, consta separação de corpos a 02 anos, fato este que não teve objeção da ex.

A melhor resposta

Sr. José Ribeiro, inicialmente o senhor deve provar que o dinheiro que o senhor tinha para a compra do apartamento era seu. Provando isso, o senhor poderá ficar com ele. Como consta no cartório que o senhor era casado, realmente ela deve assinar a documentação. Caso ela se negue, só judicialmente. Atenciosamente, Advogado, Sandro Camilo Trindade Henriques Pedrosa Leal

Advogado Sandro Camilo T. H. P. Leal Advogado em Recife

86 respostas

Caro Sr. José,

em verdade, com a documentação comprobatória de que o imóvel foi adquirido após a separação de fato (facilmente comprovável, uma vez que o senhor deve ter isso devidamente provado e homologado judicialmente), basta que apresente ao cartório uma certidão do processo de divórcio, onde conste a data do ajuizamento da ação, a data homologada pelo juízo como sendo a data da separação, bem como cópia do formal de partilha do divórcio, e o cartório deverá promover a transferência.

Neudi Fernandes - Advogado
Curitiba - Paraná

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Prezado, o imóvel adquirido depois da separação de fato não entra na partilha. A questão é provar quando ocorreu de fato esta separação. Junte emails, testemunhas, etc., que possam demonstrar que a compra ocorreu após a separação.
Se o senhor conseguir provar que o dinheiro dispendido para a compra desse apartamento era seu, aliada à prova anterior, o senhor poderá ficar com o imóvel.
Maiores detalhes do caso, apenas em atendimento presencial.
Atenciosamente,
Prata&Santana advogados

Anônimo-197315 Advogado em Rio de Janeiro

107 respostas

O momento da partilha dos bens se dá até a separação de fato e não da homologação do divórcio. Portanto, o imóvel adquirido depois da separação de fato não entra na partilha. Assim, ela não tem direito a este imóvel, exceto, se ela provar que contribuiu financeiramente para a aquisição do mesmo. Francine Pinheiro - Joinville/SC

Francine Pinheiro Advogado em Joinville

16 respostas

Advogados especializados em Separação

Ver mais advogados especializados em Separação

Outras perguntas sobre Separação