Investigação de paternidade sem autorização da mãe

Feita por >Marcos>. 21 jan 2016 Paternidade

Olá, boa tarde!

Tive uma suposta filha com uma mulher que na época era um caso extraconjugal. Sempre tive dúvidas sobre se a criança era mesmo minha filha, porém deixei que se passasse 8 anos e depois de ter tido problemas com a justiça, resolvi entrar com uma ação de investigação de paternidade, através da defensoria publica - RJ, mas a mesma me negou a ação. Lembrando que nunca tive convivência com a criança, a mãe sempre impediu.

Enfim, na própria defensoria, me orientaram a fazer o exame particular. Mas, minha dúvida é: posso fazer o exame sem autorização da mãe, uma vez que a criança está registrada em meu nome e eu pago pensão em juízo? Ou preciso de uma autorização da mãe que se nega a fazer o exame? Caso faça o exame particular, que valor jurídico ele possui? A mãe poderá me processar se eu fizer o exame com a menina sem o conhecimento dela?

Certo de vossa atenção, desde já agradeço.

A melhor resposta

Prezado, entendo que deve ajuizar novamente uma ação de investigação de paternidade, onde poderá ser feito o exame do DNA para a comprovação. O exame exige a presença da mãe/suposto pai e o filho. Sem a presença da mãe poderá ter dificuldade para o esclarecimento da paternidade.

Advocacia Décio Moreira Advogado em Campinas

3 respostas

Advogados especializados em Paternidade

Ver mais advogados especializados em Paternidade

Outras perguntas sobre Paternidade