Processo de pequenas causas

Feita por >André>. 6 nov 2013 Pequenas causas

Me envolvi em um acidente de trânsito onde o outro condutor foi o culpado e quero que ele pague os prejuízos. O que devo fazer para iniciar um processo de pequenas causas?

A melhor resposta

Prezado André,
no JEC (pequenas causas) não é necessário ter advogado, mas eu sempre recomendo, visto que a maioria das pessoas depois acaba contratando por algum erro que ocorreu no percurso do processo e precisa ser reparado.
Assim, o primeiro passo seria contratar um advogado, que irá lhe pedir uma série de documentos para ingressar com ação. Na verdade, tudo o que você tiver relacionado ao fato irá ajudar - fotos, B.O., testemunha, orçamento para conserto, a ordem de serviço desse conserto, dados do veículo e condutor do outro veículo (o que tiver), etc.
Será necessário também, contar ao advogado (recomendo que faça por e-mail mesmo), de forma detalhada, o ocorrido.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Atenciosamente
Carla Cassavia

Cassavia Advocacia Advogado em São Paulo

111 respostas

Sr. André, boa tarde.
Antes de lhe orientar, vamos esclarecer um ponto importante.
Hoje o nome Pequenas Causas foi substituído pelo nome JEC - Juizado Especial Civel.
O procedimento no JEC a presença do advogado é dispensada, embora todos nós sabemos que o advogado é indispensável a todos que querem ver seus direitos resguardados, a própria Lei diz isso. Para a primeira opção basta o Senhor comparecer ao Fórum mais próximo de sua casa, procure o JEC e lá receberá as orientações, chegue bem cedo, pois há filas e muitas pessoas.
A segunda é ingressar com uma ação de cobrança por meio de um advogado de sua confiança.
É preciso ter fotos do acidente (carro batido), 3 orçamentos e no mínimo 2 testemunhas que possam comprovar suas alegações.
Me coloco a sua inteira disposição por meio de meu escritório e todos os advogados que ali trabalham, teremos prazer em defender seus direitos.

Dr. Fabio Zampieri

Advocacia Zampieri Advogado em São Paulo

24 respostas

Boa tarde, senhor André.
Antes de ingressar no Juizado Especial Cível, deve requerer o boletim de acidente de trânsito (concluído, onde está demonstrada a conduta de cada motorista). Feito isso, deve avaliar o dano (fazer orçamentos). Após, ingressar com a ação de cobrança. Se for o caso, cobrar também o valor de locação de um veículo (se for seu meio/instrumento de trabalho, de outros deslocamentos necessários que fizer).

Flávio Fabiano Advocacia E Assessoria Jurídica Advogado em Vila Velha

10 respostas

Você pode comparecer ao Juizado Especial munido da documentação necessária (RG, CPF, comprovante de residência), levar os documentos que comprovem o dano e quem deu causa, bem como os dados e o endereço para a citação da pessoa que deu causa ao dano.
Dependendo do valor da causa, você poderá ir sem advogado. No entanto, deve-se observar qual o juizado especial em que você pode ingressar, levando em consideração se tratar de trânsito, pode haver um juizado especializado no assunto, e você terá que ir nele.

Espero ter esclarecido um pouco as suas dúvidas.

Montenegro Duarte Advogados Advogado em Belém

2 respostas

Advogados especializados em Pequenas causas

Ver mais advogados especializados em Pequenas causas

Outras perguntas sobre Pequenas causas