Quando a criança pode decidir ficar com um dos pais?

Feita por >Glaucia Gomes Silva>. 5 nov 2014

Meu irmão mora nos EEUU e tem uma filha com uma chilena que também mora lá, a menina é registrada no Brasil também, agora eles se separaram, a menina tem 9 anos, mora com a mãe. Qual a idade que ela pode vir morar com ele aqui, ela já disse que quer morar com ele, o atual padastro dela é usuário de droga, mas ele trabalha, lá isso não é problema, a situação do meu irmão é legal no pais, ele trabalha em firma registrado, é motorista, paga pensão alimenticia, plano de saúde. Gostaria de saber quando ele pode fazer o pedido para ela vir morar aqui com ele, se isso pode ser feito lá ou aqui.

A melhor resposta

Prezada Sra. Eleusa, bom dia!

Para melhor explicação do seu caso, seria necessário alguns esclarecimentos.

De qualquer forma, é possível lhe informar que o pedido de guarda deverá ser ajuizado no local onde é o domicílio de quem detém a guarda da menor.

Seria necessário entendermos se houve um processo de separação entre as partes, onde ficou definida a guarda, a pensão, as visitas.

Caso o processo fosse no Brasil, seu irmão poderia, a qualquer momento, entrar em juízo e requerer a guarda da filha, porém, seria necessário preencher os requisitos que a lei vigente em nosso país exige.

Com 09 anos de idade a criança já tem uma noção de "escolha", porém, é muito recente, sendo que aqui no Brasil é comum os juízes aceitarem com mais ênfase a decisão da criança a partir dos 11 ou 12 anos. Mas, essa "decisão" da criança não é analisada separadamente, há diversos requisitos na lei para a modificação de guarda.

Esperamos ter auxiliado na sua dúvida!

Atenciosamente,
Jeisemara Fernandes - Advogada
Curitiba - Paraná

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Prezada Eleusa,

a jurisprudência considera que criança com 9 anos já pode ser ouvida e escolher se quer morar com a mãe ou pai. No entanto, o que vai ser levado em consideração é quem vai dar melhor condição de vida para a criança.

Espero ter ajudado!

Att.
Dra. Érica Luz
Luz Advogados

Luz Advogados Advogado em Rio de Janeiro