Tem chances da mãe perder a guarda da filha?

Feita por >Jessica>. 23 dez 2016 Guarda compartillhada

Boa noite,

Engravidei aos 18 anos, e fui morar com o pai da minha filha; quando ela estava com menos 01 ano e meio, nos separamos. E eu fiquei com ela, (voltei para casa dos meus pais, assim, como ele) até então ele sempre foi distante, não era de ligar, procurar saber como a criança estava ou do que precisava, nunca participou das atividades e confraternizações escolares da criança buscava poucas vezes ficava ate meses sem ver-lá, e da mesma forma a família dele...

Ele paga o plano de saúde e escola.

Atualmente, estou em um novo relacionamento, onde meu companheiro acolheu minha filha com todo carinho e respeito... estamos morando juntos, e pretendemos nos casar, em breve!

Minha filha esta com 05 aninhos, gosta muito do meu novo parceiro e passou a falar dele com o pai, o que o incomodou, passou a querer pega-la todos finais de semana inclusive meio de semana e disse que irá entrar na justiça para pedi a guarda da criança, porque não que outro homem perto da filha dele.

O desejo da minha filha é ficar comigo, ele mora com avós, tia e prima... comigo ela tem toda atenção, seu próprio quarto e é apenas nos três. Ele tem chances?

A melhor resposta

Em se tratando de ação de guarda, a guarda unilateral ( seu caso) o juiz deve verificar qual de vocês genitores ( mãe ou pai) revela melhores condições de exercê-la.
Tais condições é o que deve ser analisado pelo juiz, estão previstas no Código Civil (artigo 1583, § 2º).
Os pontos que devem ser avaliados são: afeto nas relações com o genitor com o grupo familiar; II - saúde e segurança; III - educação.
Além deve ser atentado para o interesse da criança/adolescente.
Em resumo, entrar pode até entrar com a ação mais isso não significa que irá conseguir a guarda, pois juiz algum tiraria a guarda da mãe a não ser que se prove a sua incapacidade para exercer a guarda da filha.
Não vejo a partir do seus relatos possibilidade efetiva de destituição da guarda da menor.
Caso seja ajuizada uma ação judicial pelo pai você será citada por oficial de justiça para que contrate advogado para contestar a ação demonstrando que a pretensão dele não se sustenta fático e juridicamente.
Cordialmente !
Leomar Antonio das Neves

Leomar Antonio Advogado em Pato Branco

2 respostas

Prezada, ele terá chances de ter a guarda unilateral se demonstrar que reúne melhores condições que você. Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco

Martins Soares Advocacia Advogado em Brasília

82 respostas

Advogados especializados em Guarda compartillhada

Ver mais advogados especializados em Guarda compartillhada

Outras perguntas sobre Guarda compartillhada