Visita de criança com 10 anos é obrigação?

Feita por >Janaina>. 20 out 2014

Tenho uma irmã de 10 anos que sempre passou os fins de semana com o seu pai. No começo ele vinha na nossa casa até ela ter idade e começar ir para casa dele, já que ele mora em outra cidade. Agora que ela já esta ficando "mocinha" ela não está querendo ir todos os fins de semana para casa dele, visto que os amigos dela são da nossa cidade e o pai dela mora em um sítio. Porém, o pai dela não esta sendo compreensível, ele acha que ela tem que ir e que nós da família materna que estamos falando para ela não ir. Como proceder diante dessa situação? Ela só é uma criança, mas está sob pressão por não querer ir e ficar com medo das reações dele.

A melhor resposta

Boa Tarde,
Sra. Janaina,

Não há como dar um diagnostico preciso, sem saber se há uma ação judicial que determina os dias de visitação. Chamamos de regulamentação de visita. Caso haja, tem que ser obedecido o que foi acordado entre as partes. Caso não haja, seria de bom tom regularizar. Feito isso teremos o olhar do juiz a qualquer falha que venha existir, ou qualquer tipo de descumprimento do que fora estipulado. Estou à disposição.

DLM Advocacia Advogado em Campina Grande

2 respostas

Prezada Sra. Janaina, bom dia!

Pela situação exposta, o primeiro passo é saber: existe uma ação judicial que regulamentou a visita do pai?

Dependendo da resposta é o próximo passo.

Se há uma ação judicial que determinou dias, horários, para as visitas, deverão ser respeitados. Porém, não há um impedimento no sentido de que o diálogo entre a mãe e o pai e até mesmo a menor, autorize a mudança excepcional desta determinação judicial.

Se não há uma ação judicial que determina as visitas, sugerimos que isso seja regularizado. Assim, a menor que já tem idade suficiente para decisões neste sentido, poderá ficar mais tranquila com relação aos finais de semana que poderá visitar o pai. As visitas poderão ser regulamentadas para finais de semana alternados ou, como moram em cidades distantes, uma vez ao mês. Também, deve levar em conta que a menor poderá ter atividades extracurriculares nos finais de semana, o que impediria que todos os finais de semana estivesse ausente de sua cidade.

Esperamos ter auxiliado, sendo que continuamos à disposição para novos esclarecimentos.

Atenciosamente,

Jeisemara Fernandes - Advogada
Curitiba/PR

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Prezada, precisa verificar de que forma está a regulamentação de visita. Se tiver constando que todos os finais de semana ela terá que ficar com o pai, o procedimento é a mãe dela requerer em juízo a alteração da regulamentação de visita para fins de semana alternado. Mas o direito do pai em querer conviver com a filha, este não pode ser tolido, em prol de amizades.

Vilma Pereira De Assunção Marques Advogado em Ribeirão Preto