Carro de leilão? Confira facilidades e problemas

Comprar um carro de leilão pode até ser um bom negócio, mas é preciso tomar todas as prestações antes de bater o martelo. Veja quais os principais problemas e como se resguardar.

16 NOV 2015 · Leitura: min.
Carro de leilão? Confira facilidades e problemas

Comprar um carro de leilão pode ser uma ótima oportunidade, já que o custo do veículo é bastante inferior à média do mercado. Mas nem tudo são flores neste setor. Documentação irregular, juros excessivos, sinistros que não foram informados ao comprador são apenas alguns dos problemas enfrentados por quem adquire um carro de leilão sem a devida precaução.

Se você anda pensando em fazer esse tipo de negócio, fique atendo às dicas deste artigo. Respondemos às principais dúvidas sobre o leilão de carros. Aprenda a minimizar os riscos para que o balanço da transação seja somente positivo.

30% mais barato

O aumento da participação de pessoas físicas no arremate de carros em leilão é uma realidade no Brasil e vem crescendo a cada ano. O grande motor propulsor para esse tipo de comportamento é a possibilidade de adquirir um veículo em média 30% mais barato que o preço da tabela.

E mais: a busca não se restringe a carros populares. Há inclusive compradores que recorrem aos leilões para comprar modelos de gama alta, como Ferraris e Porches (normalmente apreendidos pela Polícia em operações de combate ao crime).

Carro de leilão tem garantia?

É preciso escolher um leiloeiro de confiança como primeiro passo para garantir uma compra de qualidade. Isso porque um carro de leilão é comprado exatamente no seu estado atual, ou seja, o preço é inferior porque não há garantias.

Caso apareçam problemas mecânicos, por exemplo, a responsabilidade de reparação é integralmente do comprador. Além do mais, grande parte das concessionárias não aceita esse tipo de veículo como parte da negociação de compra ou venda.

flickrtribunaldejusticadoestadodoamapa.j

Fica também a cargo do comprador os custos da documentação. Ele também não estará livre de dores de cabeça se há impostos ou multas atrasados. A dica de ouro é ler com atenção o edital do leilão, para conhecer todas as condições e restrições, além de comparecer no dia da vistoria, para fazer uma inspeção completa no veículo.

Dicas para evitar problemas com o leilão de carro

Para que a compra seja vantajosa, você precisa tomar uma série de cuidados. Confira as dicas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec):

  • somente participe do leilão se já tiver dinheiro reservado para a compra do carro. O pagamento é sempre à vista
  • leve seu mecânico de confiança para inspecionar o carro com você, para tentar descobrir se terão que ser feitas reparações. Isso pode pesar no valor pago pelo automóvel.
  • não aceite pagar nada além do valor do veículo, já que a cobrança de IPVA ou multas atrasadas não é legal. Segundo o Idec isso deve ser denunciado, pois o leilão é feito justamente para pagar as dívidas da administração pública com o veículo.

Foto: por creative commons e Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Flickr)

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
5 Comentários
  • Zilda Suligo de moraes

    Compramos um carro e o vendedor disse q daria os documentos para transferir pegou o dinheiro e sumiu estamos sem os documento do leilao ja fizemos uma busca ele não tem restrição to Tirando as multas e ipva nao sabemos o q fazer

  • Claudio Fernandes

    Bom dia ? Comprei um carro de leilão. É veio com um presente três bloqueio judicial do antigo dono como posso fazer para resolver isso .obrigado

  • valtenei Galvão da Silva

    arrematei e eles não entregam

  • Equipe MundoAdvogados.com.br

    Olá, Brisco! Para ter uma resposta mais rápida, você pode consultar os especialistas cadastrados no portal, publicando sua dúvida na seção de "Perguntas". Att. Equipe MundoAdvogados.com.br

  • brisco

    Comprei um carro no leilão. Agora o leiloeiro e a administradora estão me com brando dupla transferência. Além disso, no edital não estava escrito que o carro era submerso por água e havia tido perda total. Depois de muita conversa, o leilão devolveu 75% do valor pago. Há como recuperar os outros 25%?

últimos artigos sobre defesa do consumidor