Como pedir o aumento do valor da pensão?

Uma vez definido o valor da pensão, é possível pedir o aumento do benefício? A resposta é sim, mas nem para todos os casos. É preciso cumprir certas condicionantes, veja a seguir quais são.

23 JUN 2016 · Leitura: min.
Como pedir o aumento do valor da pensão?

Uma das dúvidas mais comuns sobre a concessão da pensão recai justamente sobre se, uma vez estabelecido o valor do benefício, há a possibilidade de pedir a revisão e o aumento da pensão. Por via de regra, a Justiça permite alterações nos valores, tanto das pensões alimentícias como das concedidas como ajuda a um dos cônjuges.

O que muita gente desconhece é em que situações a revisão poder ser solicitada e como deve ser o passo a passo do processo. Fomos perguntar aos especialistas. Veja a seguir dicas importantes sobre o tema.

Quando o valor da pensão pode mudar?

A Lei prevê que o valor do benefício pode ser alterado sempre que ficar demonstrado que há uma mudança real na situação financeira de quem recebe ou de quem paga.

Sim, isso quer dizer que o valor pode ser revisto para aumentá-lo ou reduzí-lo, segundo a necessidade de cada caso:

  • aumento de pensão - caso o beneficiado tenha necessidades básicas descobertas ou quando o pagador melhora sua vida financeira de forma considerável, sem que as despesas acompanhem;
  • redução da pensão - caso o pagador perda o trabalho, constitua uma nova família, precise pagar pensão a mais de um filho, etc.

Quem deseja pedir o aumento do valor do benefício, precisa entender que a Justiça demandará provas, então é muito importante reunir recibos e toda a classe de documentos que possa avalizar a necessidade de mudar o valor do benefício.

shutterstock-380492161.jpg

O passo a passo para pedir o aumento da pensão

Não há como negar, definir o valor da pensão é um processo desgastante, que envolve uma série de encontros, algumas discussões e, muitas vezes, uma longa batalha judicial. O passo a passo de como pedir a revisão do benefício vai depender de se houve acordo informal ou decisão judicial.

"Se houve uma decisão judicial que fixou o valor dos alimentos para desconto em folha de pagamento, o único modo de alterar o valor é por meio de uma ação judicial denominada revisional de alimentos. É imprescindível que você contrate um advogado para representar o caso", comenta a advogada Gabriela Freitas.

Além de escolher um profissional com experiência em direito de família, é importante que você faça uma planilha detalhada de todos os gastos com a manutenção da criança (ou do cônjuge) para poder solicitar que o pagador arque com 50% do total.

Mas atenção: há um limite para o valor a ser pago, conforme explica a equipe da Andrade & Menezes Advogados.

"Para solicitar o aumento da pensão alimentícia devemos levar em consideração o binônimo necessidade/possibilidade, salientando que o valor máximo de pensão a ser pago não pode ultrapassar o percentual de 30% dos rendimentos líquidos do responsável."

Se o benefício, entretanto, tiver sido estabelecido em um acordo entre ambas as partes, o primeiro passo é tentar renegociar. Se houver negativa por parte do pagador, o próximo passo deverá ser dar entrada num pedido de pensão via judicial, para formalizar o pagamento do benefício já no valor adequado.

Caso necessite assessoria complementar ou representação legal, entre em contato com um advogado especializado em pensão.

Fotos: por MundoAdvogados.com.br

Advogados
Linkedin
Escrito por

MundoAdvogados.com.br

Deixe seu comentário
7 Comentários
  • michelly leone

    Meu ex me paga somente 300 reais de pensão e tenho duas filhas para sustentar.e a pensão não está dando para arcar com todos os gastos..uma das minhas filhas já é mocinha e fica difícil manter somente com 150 reais mensais..ano passado minha advogada falou para meu ex q este ano ele teria que pagar um pouco mais de pensão pois o salário iria aumentar mais ele não está cumprindo com o mandato .Eu preciso entrar cm um processo para pedir um aumento na pensão.pois ele tem condições de pagar até 600 reais .pois ele recebe muito bem .ele não é afixado mais a renda dele e grande..ele usa este fato de não ser afixado em favor dele somente para não pagar mais de pensão. E eu entrar com um pedido no aumento da pensao Eu teria causa ganha ou não...???

  • Tateane Alves dos Santos

    Tipo se o pai da minha filha paga só 112 reais desde 2008 valor baixo dar pra nada e ainda atrasa a pensão o que eu posso fazer para que o pai aumente a pensão?

  • Telma Antunes

    Meu ex marido recebe valores altos de uma herança, valores que são depositados fracionados de tempo em tempo. Posso pedir revisão de pensão sobre esses valores? Sendo que o nível de vida que ele leva é muito melhor do que o dos filhos

  • Renata Macedo de Jesus

    Ola. Fiz um acordo com o pai da minha filha, dele pagar 300 reais pra ela, ele ate pagou esse valor por aguns meses, só que ha mais de 1 ano ele paga 250 sempre alegando que não trabalha que esse tempo todo ele faz só bicos. Mais só que agora descobrir que ele trabalha fixo e ganha 1.380. O que eu posso fazer nesse caso?

  • Raimunda de Oliveira Araújo

    Olá! Meu Filho tem 2 anos , o pai dele passou 1 ano p pode reconhecer o filho. Entrei na justiça com o pedido de pensão alimentícia. Ele arcou com apenas de dá 150 reais por mês. Por exemplo esse mês ele ainda n pagou, o que devo fazer neste caso?

  • Jêssika Lorraynne

    Boa noite, o pai da minha filha trabalha por conta própria, e é curador do pai dele . Ele está dando 200$ de pensão, sendo que ele tem condições de pagar mais. Ele gasta todo fim de semana com farra mais do que ele paga para a filha dele. Minha dúvida é: eu posso dizer isso ao juiz e tendo provas em mãos sobre isso ?

  • Marli cordeiro da silva

    Quero entrar com nome pedido aumento de pressão

últimos artigos sobre casamento e família