Não pode se deslocar a nenhum escritório?
Encontre um advogado online
Acesso escritório Cadastre grátis seu escritório

Pensa em financiar um imóvel? Saiba o que levar em conta antes de tomar um empréstimo

O financiamento imobiliário tem sido cada vez mais comum. Porém, nem todos sabem o que levar em conta na hora de financiar a casa própria. Confira mitos e verdades sobre o tema

19 fev 2018 Atualidades sobre advocacia - Leitura: min.

Advogados

Pensando em fugir do aluguel, muitas pessoas preferem se planejar e partir para um financiamento da casa própria Esta é uma excelente opção se você tiver um pouco de dinheiro guardado para a entrada e quiser aplicar os pagamentos em algo que será seu no final das prestações.

Quando tomamos esta decisão, ouvimos várias dicas e experiências de quem já passou por isso. Mas quais são os mitos e verdades a respeito do financiamento de imóveis? Indicaremos a seguir os principais cuidados que você deve ter nessa hora.

  • Quem pode financiar um imóvel?

As oportunidades de financiamento parecem ser grandes quando começamos a pesquisar o que as instituições financeiras oferecem. Porém, esta impressão é um pouco perigosa, porque o financiamento envolve uma burocracia e nem todas as pessoas conseguem contratar um empréstimo.

É preciso considerar que os bancos não financiam todo o valor do imóvel, sendo que uma boa parte precisa ser paga com uma entrada à vista. Essa porcentagem varia conforme a instituição financeira. Então, somente as pessoas que conseguiram economizar o valor necessário para a entrada conseguem solicitar o crédito.

Para contratar o serviço a pessoa também precisa comprovar sua renda, garantindo que recebe o valor mínimo mensalmente para cumprir com o pagamento exigido pelo banco.

  • Valor do imóvel

Quem garante que o imóvel que você vai comprar está sendo oferecido no preço adequado ao mercado? Você mesmo. Faça uma pesquisa com imóveis parecidos e na mesma região para comparar os valores antes de fechar a compra.

Os valores podem estar acima do devido. Quem vai vender acha que o seu imóvel vale mais do que a cotação real de mercado. Isso muitas vezes acontece por apego emocional, quando o vendedor não tem a necessidade de receber o dinheiro com urgência ou outras questões.

Se ainda assim você continuar na dúvida ou tiver dificuldades para comparar os imóveis, contrate um profissional especializado em corretagem para te assessorar.

ad3.jpg

  • Imóveis com metragem menor são mais baratos?

Nem sempre. Além da metragem quadrada há diversos outros fatores que fazem com que um imóvel seja mais barato ou mais caro. Por exemplo, a localização, a idade do imóvel, os acabamentos internos de banheiros e pisos.

Nos casos de apartamentos, os critérios aumentam ainda mais. Alguns fatores como o andar do apartamento, ou seja, se está no térreo ou na cobertura, o quanto o apartamento dispõe de entrada de luz solar, o tamanho das janelas, se possui sacada, existência de área comum e o que tem nela, vão influenciar no preço.

  • Um financiamento demora para ser aprovado?

Se você precisa efetuar a compra o mais rápido possível e quer saber em quanto tempo seu financiamento será aprovado, a resposta é simples. Vai depender do tipo de financiamento que você fez e de quem você está contratando o serviço. Não tem como garantir que será rápido ou mais lento do que você deseja, mas uma coisa é certa: quanto mais ágil você for na apresentação da sua documentação e comprovantes, mais o processo tende a correr com rapidez.

ad1.jpg

  • Depois que eu comprar meu imóvel ele será mais valorizado?

Nem sempre isso acontece. Vai depender do mercado e da especulação imobiliária. Alguns imóveis que são vendidos a preços muito baixos pela localização sofrem uma grande valorização. Isto acontece geralmente quando são feitas melhorias na pavimentação do asfalto ou até mesmo com o aumento de locais comerciais na região, entre outros fatores.

Também vai depender muito da situação econômica do país e da inflação em vigor quando você decidir fazer a venda. Então considere seu imóvel um patrimônio em seu nome e não um investimento para lucro.

  • Antecipar a quitação do imóvel é vantagem?

Se no decorrer do pagamento das parcelas você conseguiu economizar o dinheiro suficiente para quitar o seu financiamento, faça isso! É bastante vantajoso, pois os juros são reduzidos no restante das prestações e você ainda pode negociar para diminuir o valor ainda mais, já que tem o valor em mãos.

Você está pensando em financiar um imóvel e quer tirar todas as suas dúvidas com um advogado especializado no assunto? Clique aqui para saber mais.

Fotos: MundoAdvogados

1 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mundoadvogados.com.br/proteccion_datos

Você não pode deixar de ler...