Ameaça d pintor após tentar me coagir a fazer seu trabalho da obra em minha casa

Feita por >Eduardo>. 17 abr 2019 Crimes contra pessoa

Está ocorrendo uma construção de casa ao lado da minha e todas as vezes q os pedreiros pediram para entrar na nossa casa para trabalharem nessa construção através da nossa casa, liberamos o acesso.

Na última vez, Há 2 dias, o pintor veio pedir para continuar a pintura na parede deles, o que necessitaria subir no meu telhado (algo que ele já havia feito na primeira demão, com nossa autorização), porém, com a chuva dos últimos dias e sendo telha francesa (antiga e de barro), informei que não seria possível pois estava umedecido e não seria seguro, até pq a casa é antiga, então ele começou a insistir em fazer, dizendo q tomaria cuidado, q usaria tábua, etc, mas realmente não era viável e não autorizei.

Ele continuou pedindo para entrar e pintar em outra parte (sem subir no telhado), porém, com essa insistência e percebendo uma alteração com certa agressividade (dizendo q "não era moleque, aqui não tem bandido, sou trabalhador", etc), não fiquei confortável em deixá-lo entrar, pois moro com minha mãe com 83 anos e q tem pressão alta.

Eu informei: "Vamos fazer primeiro o que já foi acertado com os reparos de infiltração, inclusive eu ajudo, depois vc continua normalmente com seus serviços da obra pela minha casa" (pois até o momento só recebemos promessas do dono da obra sobre os problemas causados pelos seus serviços), então ele realmente começou a elevar o tom de voz, a dizer q a tinta dele já estava preparada, etc (como se eu fosse obrigado a deixar ele entrar minha casa e contribuir com o trabalho dele), q não iria mais fazer mais os reparos e foi fazer parte da pintura pelo lado da casa deles, depois ele voltou a chamar e minha mãe o atendeu, como percebi q ele estava alterado, fui o atender já informando q minha mãe tem pressão alta, 83 anos, para respeitá-la, então ele começou a falar mais alto, falando q eu havia feito ele passar vergonha ao fazer a pintura através da casa da obra (obs.: foi algo que não chegou a 5 minutos de duração), para eu sair na rua para falar com ele e gritando cada vez mais. Eu não saí na rua e repeti algumas vezes q iria chamar a polícia para acalmá-lo, ele então recuou (lembrando que minha mãe estava dentro de casa enquanto ele gritava no portão de nossa casa).

Pouco tempo depois, ele ficou falando alto com uma pessoa na rua q assim q eu saísse de casa, iria me agredir, arrancar meu cabelo me deixando careca, etc... (Obs.: tenho problema nas coluna, dificilmente ganharia em luta corporal e ainda poderia prejudicar mais minha coluna)

Eu consegui filmar com o celular a maior parte do que ele fez, inclusive parte dessa ameaça.

Depois pedi informação no 190, me orientaram a falar primeiro com o proprietário da obra e, dependendo da resposta, seguir com um B.O. incluindo o vídeo.

Como não tenho o contato do dono, liguei para o escritório do projeto da obra, relatei o episódio, o engenheiro reconheceu que é algo inconcebível, seria caso de afastar esse funcionário da obra, porém informou que eles não tem responsabilidade sobre os funcionários. Pedi para passar meu contato ao dono da obra para me ligar, mas até o momento ninguém me retornou e esse funcionário continua trabalhando normalmente ao lado de minha casa.



Diante disso:

. Pelo episódio relatado, quais as leis que esse cidadão infringiu? Ele pode responder criminalmente por alguma?

. O que seria o mais aconselhável a fazer neste caso? Seria realmente fazer o B.O. relatando o máximo de detalhes do caso, incluindo o vídeo gravado?

. Fazendo o B.O., esse cidadão seria notificado de alguma maneira?

. Caso a ameaça dele se concretize, quais os passos a seguir?

. Há algo que eu possa fazer para resguardar minha mãe e eu?

. Caso o dono da obra resolva reparar os problemas da obra em minha casa, eu não gostaria que fosse com esse profissional. Eu poderia ser acusado de discriminação, racismo ou qualquer coisa por não permitir mais a entrada desse cidadão em minha residência?

. Caso o dono da obra resolva não reparar os problemas da obra em minha casa, tem algum mecanismo legal para fazer com que ele resolva?


Muito obrigado pela atenção e desculpem o texto, estou bastante preocupado diante de tantos casos que são noticiados.

Resposta enviada

Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

Algo falhou

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta

Boa Tarde, dependendo do tipo de ameaça, pode ser feito um procedimento judicial na esfera criminal. No caso da obra, outra pessoa poderá ser acionada a fazer as obras.

Barros Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Paulista

8952 respostas

22779 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Advogados especializados em Crimes contra pessoa

Ver mais advogados especializados em Crimes contra pessoa

Outras perguntas sobre Crimes contra pessoa

Explique seu caso aos nossos advogados

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação legal em 48h.

50 QANDA_form_question_details_hint

Sua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a sua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o seu caso pessoalmente.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o seu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

QANDA_form_question_already_exists_ttl

QANDA_form_question_already_exists_txt

advogados 4000

advogados

perguntas 22550

perguntas

respostas 22650

respostas