Como herdeiros devem agir quando um suposto filho quer entrar na herança?

Feita por >nini>. 11 nov 2015 Herança

Me ajudem, meu pai dez anos antes de sua morte resolveu ir atrás de uma suposta filha já com 18 anos na época; somos 3 filhos dentro do casamento, o mais velho tem 7 anos mais que a suposta irmã. Só para entender que foi um caso extraconjugal. Várias vezes comentei com meu pai para que ele regularizasse a paternidade, ele mesmo não quis... Ele faleceu em 2008, minha mãe não fez inventario, em 2010 morreu minha mãe. A herança é um imóvel onde tem uma casa e 4 lojas. Tudo dentro do mesmo lote; de boca fizemos assim, eu fiquei morando na casa com meu marido e filhos e os dois irmãos ficaram com duas lojas cada. Aí eu fiz uma loja, por sinal bem grande, aproveitando um cômodo da casa. Passei para a suposta filha. Ela já tinha aceitado e eu disse que se eu tivesse dinheiro um dia compraria dela. Passando um tempo ela disse que não ia aceitar mais; disse que foi orientada a não receber nem um aluguel em nome dela e que queria garantir futuro dos filhos dela. Entrou com um processo de investigação de paternidade no início deste ano; ela chegou a pedir antes disso que nós 3 a reconhecêssemos perante o juiz; nenhum irmão aceitou. Eu tinha até aceitado, agora ela quer que eu compre a parte dela, disse que agora eu não compro mais. Pois agora só esperando a decisão da justiça. Meu medo é eu investir no imóvel e ela consegui na justiça caso ganhe. Uma venda extrajudicial queria saber quanto tempo leva este processo, como temos que proceder para nos resguardar.

Resposta enviada

Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

Algo falhou

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta

Prezado, ela só vai conseguir entrar na herança se conseguir provar a filiação na ação de reconhecimento de paternidade. Se ficar provado, a sentença reconhecerá e não há nada que os herdeiros possam fazer para impedir este direito dela. A lei não trata de forma desigual os filhos tidos fora do casamento, pois os pais devem responder pelos seus atos e pela criação dos filhos. Quanto a questão de você investir no imóvel apenas guarde comprovantes do que você gastou após a morte do seu pai, para abater este valor no momento da venda, cujo valor deverá ser repartido.

Anônimo-197315 Advogado em Rio de Janeiro

107 respostas

9312 pontuações positivas

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Advogados especializados em Herança

Ver mais advogados especializados em Herança

Outras perguntas sobre Herança

Explique seu caso aos nossos advogados

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação legal em 48h.

50 QANDA_form_question_details_hint

Sua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a sua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o seu caso pessoalmente.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o seu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

QANDA_form_question_already_exists_ttl

QANDA_form_question_already_exists_txt

advogados 4000

advogados

perguntas 22550

perguntas

respostas 22650

respostas