Dois inventários em aberto, o que fazer?

Feita por >Katia>. 22 ago 2016 Invalidez

Gostaria de uma orientação: existe um inventário em aberto do meu avô há 10 anos, que meu pai, único herdeiro, ainda não concluiu, dizendo ter pago apenas metade do valor do imposto. Entretanto, minha mãe falecida recentemente estava separada dele há 9 anos e ainda não havia sido realizada a divisão dos bens por conta desse inventário não ter sido concluído - eram casados em regime de comunhão universal.

Agora preciso abrir o inventário da minha mãe e não sei se incluo os bens que eram do meu avô e que ela teria direito. São vários imóveis e o valor é alto. Posso fazer apenas o inventário dos bens do casal inicialmente? Ou preciso incluir tudo e pagar um imposto bem mais alto, já que o inventário do meu avô não foi concluído e ainda será pago?

A melhor resposta

Katia,

Mesmo em comunhão universal de bens, herança nao se transfere. No caso seu pai é unico herdeiro quanto ao seu avo e sua mãe não possuia direitos. Desta forma a unico inventaria a ser feito caso a informação se confirme seria a de sua mãe. E aconselho seu pai a concluir o inventario de seu avo para que nao haja poblemas futuros

Geison Marques Carvalho Advogado em São Paulo

591 respostas

Advogados especializados em Invalidez

Ver mais advogados especializados em Invalidez

Outras perguntas sobre Invalidez