Dúvida sobre propaganda

Feita por >Danilza>. 28 ago 2015

Olá, bom dia! Antes de qualquer coisa, obrigada por sanar nossa dúvidas :)

A minha é: eu comprei 3 três dias de hospedagem por um site, em uma pousada em Ilhabela para passar a virada de ano. Acontece que, como sabemos, essa época do ano é a mais cara de todas, porém o site anunciava uma "oferta esperta" por 497 reais e alguns centavos para os 3 dias de hospedagem, em um apartamento duplo (2 hóspedes), com café da manhã incluso. Eu achei muito barato (óbvio), mas ainda assim fiquei feliz e peguei, achando que era uma promoção relâmpago, ou algo do tipo. Assim que finalizei a compra, recebi o e-mail de confirmação da reserva do site, dizendo que estava tudo certo, que eu tinha adquirido o menor preço e que a qualquer momento 50% do valor poderia ser cobrado, os outros 50 seriam debitados até a 2 dias antes da data de minha hospedagem. ok. Eu liguei na pousada para sanar dúvidas referentes à estadia e fui informada de que não havia nenhuma reserva em meu nome e que eu devia esperar que o site logo entraria em contato com eles. Disse que tudo bem, mas já achei estranho. Liguei no site para me certificar e me disseram que o responsável da pousada já tinha os enviado um e-mail dizendo que havia sido divulgado um valor bem abaixo do que eles estão acostumados a cobrar em qualquer época, e pedindo que o site entrasse em contato com eles com urgência (a atendente do site leu o e-mail para mim). Ela me disse que entraria em contato com o hotel para saber o que aconteceu e me retornaria. Quando me retornou me disse que enviaria o meu caso para o setor de hoteis verificar de quem foi o erro (do site ou da pousada), e só após isso poderia me dizer como agir. Me garantiu, porém, que já havia acontecido algo do tipo outra vez e ai o site arcou com o restante do valor da estadia para a pousada. Eu pedi a ela que me enviasse essa informação por e-mail, ela me enviou um e-mail apenas lamentando o ocorrido e dizendo que foi um "erro de digitação", salientando que meu caso foi encaminhado ao "setor responsável" e que eu deveria aguardar para saber como proceder. Detalhe: eu li os Termos de Uso do site e eles são claros quando dizem que não se responsabilizam pelos preços anunciados, porque quem os coloca são os hoteis diretamente, por meio de uma espécie de Intranet, informação essa que a atendente também me salientou, dizendo que os hoteis utilizam essa ferramenta, que eles não tem acesso a colocar preços. Eu entrei em contato com o responsável da pousada, Guilherme, e ele foi muito grosso, até me constrangendo, como se eu estivesse pedindo um favor pra se hospedar na pousada quando, na verdade, apenas comprei o que eles anunciaram. Salientei a ele que estou ciente de meus direitos e também que fui informada sobre um "erro de digitação", foi quando ele ficou estressado e não me deixava falar, e para não discutir com ele eu desliguei o telefone. Mandei um e-mail à pousada explicando tudo isso e salientando meus direitos, o que não me responderam até agora. Frente a isso, eu pergunto: eu tenho direito de exigir que a pousada me cobre apenas o valor anunciado? A confirmação da reserva me da algum subsídio neste sentido, sendo que o responsável da pousada se recusa a debitar o valor do meu cartão? Como posso agir neste caso? Muito obrigada pela atenção, desculpe o textão, mas precisava contextualizar minha pergunta. Abraços!

A melhor resposta

Bom dia prezada Danilza, você tem direito a ser restituída por todos os danos materiais e morais, porém, aparentemente, você não vai conseguir através de um acordo amigável, já que ambas as partes se recusam a assumir qualquer tipo de responsabilidade. Sendo assim, não lhe restará outra solução a não ser ingressar em juízo colocando o site e a pousada no polo passivo, e caberá a eles ver quem tem a responsabilidade em lhe indenizar.
Espero que tenha ajudado.

HLDS Advocacia Advogado em Contagem