Erro do Sedex Correios

Feita por >Juliana da Silva>. 6 fev 2014

Meu esposo é revendedor dos produtos da Jequiti e tem um programa para dar prêmios aos clientes e revendedores dos produtos. A cada produto adquirido o cliente e revendedor ganham um cupom para concorrer a prêmios de 1mil á 100mil reais e outro para participar da Palavra Misteriosa que no período que ocorreu o erro estava acumulada em 700mil reais.

Enviamos um envelope com vários cupons não sabemos ao certo quantos, mas havia mais de 150 cupons no envelope com os nossos dados e com os dados de mais 5 clientes o envio foi pelo SEDEX dos correios no dia 20/01/14 que chegaria no dia seguinte 21/01/14 mas não aconteceu a entrega até a data de hoje 06/02/14 consultado pelo código de rastreamento dos correios e pelo telefone a atendente dos correios informou que tem algo errado mas não sabe o que aconteceu. Entrando em contato com os Correios eles não nos informam o que aconteceu com o envelope e falam que o caso já está no setor de indenização e pede para que aguardemos o contato dos Correios pelo e-mail informado a eles.

O que quero saber é se posso entrar com uma ação de indenização contra os Correios e se é necessário abrir um boletim de ocorrência na delegacia já que no envelope continha nome endereço telefone e CPF meu e dos clientes? E quanto custaria para dar entrada no processo? Aguardo respostas.

A melhor resposta

Juliana,
Primeiramente, sem dúvida, os Correios têm total responsabilidade pela prestação dos serviços para os quais foram contratados e, obviamente, devem cumprir não apenas a entrega no endereço do destinatário, mas também os prazos a que publicamente se comprometem.

Infelizmente, há alguns anos os Correios vêm perdendo a credibilidade da população, justamente por problemas como esse, que estão cada vez mais comuns e corriqueiros.

De qualquer forma, você tem sim o direito de pleitear indenização contra a empresa, tanto para a reparação dos prejuízos materiais, quanto para a reparação dos danos morais decorrentes desta falha no serviço.

A sugestão é que você mantenha consigo todos os documentos relativos a esta situação e além disso, imprima a página de rastreamento da remessa, que deve ser extraída do site da empresa.

Quanto ao Boletim de Ocorrência, entendo que é uma providência necessária, justamente para proteger os dados pessoais das pessoas mencionadas nos documentos, pois estes dados podem cair em mãos de pessoas de má intenção e pelo menos você terá o registro do fato.

Atenciosamente,
Neudi Fernandes - Advogado
Curitiba - Paraná

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Boa noite,
cabe medida judicial para o seu caso. Procure um advogado pessoalmente e leve todo documentos que comprovem sua história para a tomada de medidas corretas.
Att.
ADV Alexandre Teles

Juliana,
O caso parece realmente grave e com certeza cabe ação indenizatória por falha na prestação de serviços.
Sugerimos que faça o boletim de ocorrência, informando o extravio da correspondência e declarando o conteúdo, a fim de proteger seus clientes e facilitar o processo judicial.

Em relação a honorários será necessário um agendamento em nosso escritório para conversarmos pessoalmente.

Atenciosamente,
Luciano Manini Neumann

Mattos e Manini Advogados Advogado em Novo Hamburgo

12 respostas

Olá,
com certeza dá para serem indenizados sim.