Meu pai idoso está sofrendo maus tratos.

Feita por >Thagma>. 6 abr 2020

Olá, venho solicitar orientação juridica. explicando o caso: meu pai é idoso ele tem 84 anos e minha mãe 76. Eles estão juntos há mais d 40 anos, junto a eles mora meu irmão que tem cerca de 42 anos q é solteiro e nunca se casou , sempre morou com os pais. na profissão de marcenaria, meu pai sempre foi um homem trabalhador desde os 9 até os 76 ele foi incansável.até que se descobriram enfermidades q o impossibilitaram, Em contrapartida mas ele tem passado por grande angustia em sua vida. pois desde que se casou com minha mãe em estado civil, e NÃO houve permissão para que se casassem em comunhão de bens, minha mãe passou a repudia-lo e trata-lo com desprezo. ela o repudia ha mais de seis anos e não tem vinculo conjugal com ele. Alem disso por todo este periodo meu pai tem sido pressionado para que venda o unico patrimonio conquistado que foi uma casa com area de 200mt. a escritura está em nome de meu pai, e minha mae o pressiona para que venda, aparentemente para tolir o direito de herança de alguns dos filhos que meu pai teve no casamento anterior. alem desta pressão psicologica e patrimonial, meu pai está sendo restringido de fazer ligações telefônicas, receber visitas, e usar utensílios domésticos como: fogão, microondas, sofá entre outros. a tal ponto que minha mãe praticamente o obrigou a comprar uma geladeira nova para que colocasse em seu quarto e não usasse a "dela" fazendo assim com que ele contraísse uma divida de um produto com valor original de 700 reais, ao ser parcelado lhe custou mais de 3 mil reais. Minha mãe também esconde os alimentos que compra para que ele consuma somente o q ele comprar...além de td isso meu pai aos 84 anos e doente tem que cozinhar e lavar roupas não lhe sendo oferecido nenhum tipo de ajuda. entre outras doenças ele tem diabetes e precisa de dieta correta e com horários fixos, mas tem sido negligenciado. Eu, ao tentar ajuda-lo no preparo da alimentação e lavagem das roupas, fui expulsa por minha mãe não me permitindo q eu o fizesse.
as consultas medicas meu pai sempre vai desacompanhado, e quando passou mal em casa não foi lhe prestado socorro. Gostaria de saber se neste caso cabe ação judicial, e se havendo registro de ocorrencia criminal, quais crimes estão sendo cometidos dentro deste contexto.