Obrigação de filho com pai que não é idoso, mas está doente

Feita por >Ani Santos>. 5 nov 2019 Acompanhamento de processos

Meu pai tem 50 anos e a 2 meses sofreu um acidente de moto. Esta internado desde então. Além de estar com problemas clínicos, também apresenta comportamento alterado, com agressividade e delírios, o que resultou em internação com contenção mecânica constante. Ele ficou todo esse tempo amarrado na maca, até uma semana atrás. Agora o hospital esta querendo forçar uma alta, dizendo que ele esta apto a ir pra casa. Essa é a atual situação dele.
Eu não tinha contato com ele a muito tempo. Ele sempre foi agressivo, em palavras e atos, e é usuário de drogas. Nunca me dei bem com ele, foram vários episódios de brigas e agressões que culminaram em uma tentativa de homicídio contra mim a 13 anos atrás. Eu era menor de idade na época, mas saí de casa por temer perder minha vida.
Com o acidente, tentei uma aproximação com ele . Me fiz presente pra resolver questões burocráticas no hospital e fiz visitas, mas quando ele começou a recobrar a consciência, me agrediu com palavras, falou de matar, se mostrou agressivo. Me afastei novamente, não o visito mais pois temo pela minha segurança, pois apesar do quadro clínico, ele tem muita força física.
Agora , com a possibilidade de alta, a minha irmã acredita que ele está bem, e esta planejando levar ele pra cuidar em casa, e quer exigir a minha ajuda financeira , sendo que nao estou trabalhando e tenho dois filhos pra criar.
Minha dúvida é: dado o histórico de agressão , a situação dele e minha atual situação financeira, minha irmã pode me obrigar judicialmente a arcar com despesas com meu pai que não é idoso?

Resposta enviada

Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

Algo falhou

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta

Bom dia Ani, considerando o relatado, seu pai poderá solicitar prestação alimentícia. Porém o juiz leva em consideração a necessidade de quem pede e a possibilidade de quem pagará. No seu caso, mesmo que ele peça, se comprovar que não possui capacidade para pagar, pois, como relatou, não tem fonte de renda e possui dois filhos, será dispensada. Outro fator a ser considerado é a violência que sofreu, como relatou, alguns tribunais exoneram do dever de pagar alimentos quando há este tipo de relação. Caso necessite de mais esclarecimentos, ou de uma análise mais aprofundada, por favor, entre em contato.

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba

320 respostas

274 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Bom Dia Ani, a obrigação financeira nunca será aplicada em nenhum caso, e nem qualquer outra, o que pode ocorrer pela legislação existente, inclusive o estatuto do idoso, seria o fato e dever, de dar os cuidados necessários, diante do quadro de saúde, mas sendo pessoa idosa, pai ou mãe, e isso incluiria todos os filhos, mas repita-se, a princípio não seria um obrigação.

Obviamente que o correto seria todos os filhos e filhas auxiliarem ou pelo menos um dos mesmos solicitar uma interdição, curatela quando necessário.

Barros Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Paulista

8951 respostas

22778 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Advogados especializados em Acompanhamento de processos

Ver mais advogados especializados em Acompanhamento de processos

Outras perguntas sobre Acompanhamento de processos

Explique seu caso aos nossos advogados

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação legal em 48h.

50 QANDA_form_question_details_hint

Sua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a sua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o seu caso pessoalmente.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o seu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

QANDA_form_question_already_exists_ttl

QANDA_form_question_already_exists_txt

advogados 4000

advogados

perguntas 22550

perguntas

respostas 22650

respostas