Seção de Perguntas de MundoAdvogados.com.br

Todas as perguntas

28 FEV 2023

O ex cônjuge pode passar o imóvel para o nome dos nossos filhos

Existe a possibilidade de celebrar um acordo, em que o ex cônjuge que vai ficar com o imóvel de maior valor assumir o compromisso de doar a totalidade ou parte dos bens do casal para os nossos filhos... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Sra. Ana, O acordo para doação de bens do casal para os filho, ajustado durante o procedimento de divórcio é juridicamente possível. Normalmente, os pais pretendem assim garantir que o bem...

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria (Rio Grande do Sul)
28 FEV 2023

Partilha de bens de união estável, dois imóveis de valores diferentes.

Prezados, bom dia! Gostaria de saber como fica a partilha de bens de dois imóveis com valores diferentes, ou seja, uma casa avaliada em R$ 300.000,00 mil reais e outra em R$ 77.000,00 mil reais, s... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Sra. Ana, O regime de bens da União Estável é o da comunhão parcial de bens, exceto se houve a escolha de algum outro no momento da sua formalização. Com isso, 50% do patrimônio adquirido ...

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria (Rio Grande do Sul)
Ver todas as respostas
28 FEV 2023

Meu sobrinho não recebeu a herança que meu pai Deixou, e agora?

Meu pai faleceu e ao dividir a herança a parte do meu irmão falecido não foi repassada a meu sobrinho, a parte pertencente a ele meu outro irmão não quer repassar a meu sobrinho. o que devo fazer?

A melhor resposta

Jirlei, Somente a realização do inventário garante a correta divisão entre os herdeiros, eliminando eventuais abusos de direitos que estejam ocorrendo. Se seu irmão já era falecido ao tempo da mor...

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria (Rio Grande do Sul)
16 FEV 2023

3 filhos um mora comigo como fica a pensão, todos são menores de idade

Tenho 3 filhos um de 10 anos outra de 14 e outra de 16, a de 16 anos está morando comigo, como fica a pensão para os outros dois e se a mãe deles deve pagar pensão para a que mora comigo.? Preciso des... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Sr. Kelh, Não existe uma regra rígida para isso. O correto é que se levem em consideração os gastos de todos os três filhos, considerando aquilo que tanto o pai quanto a mãe custeiam diret...

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria (Rio Grande do Sul)
16 FEV 2023

Contrui uma casa namorando. Comecei a construir uma casa no meu terreno, depois de 1 ano...

Comecei a construir uma casa no meu terreno, depois de 1 ano de namoro, ela me ajudava com um pouco de dinheiro, estamos terminando depois de 4 anos de namoro, oque é dela pela lei? Obs: nunca moramo... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Sr, O ponto fundamental é a definição quanto ao tipo de relacionamento que foi mantido ao longo desses 4 anos. Se foi de fato apenas namoro, em tese, ela terá direito ao ressarcimento do v...

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria (Rio Grande do Sul)
16 FEV 2023

sobre algo que recebi. recebi por meio do app whatsapp um contato de uma pessoa diz...

recebi por meio do app whatsapp um contato de uma pessoa dizendo ser um advogado com uma conversa minha e uma mulher e que segundo ele ela e menor e tem problemas mentais e me falou que segundo as pes... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Sr. Sérgio, Sua descrição dos fatos corresponde perfeitamente a um golpe que tem sido muito empregado por quadrilhas de bandidos, os quais se utilizam de perfis falsos de advogados ou polic...

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria (Rio Grande do Sul)
9 FEV 2023

minha filha passou 40 dias comigo e não paguei a pensão

minha filha ficou comigo no mês de dezembro e janeiro passando férias e não mandei a pensão pra mãe dela é errado o que faço se pago aluguel e não tenho condições de ficar com ela pagar aluguel susten... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Sr. Jorona, Ao contrário do que o nome pode levar a crer, a fixação da pensão alimentícia visa a contribuir para o custeio de todas as necessidades da criança, não só sua efetiva alimentaçã...

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria (Rio Grande do Sul)
9 FEV 2023

Como vender imóvel em que 1 dois proprietários faleceu e não fizeram inventário?

Tenho um imovel registrado no meu nome e de dois irmãos. Um deles morreu e os filhos se recusaram a fazer o inventário. Dessa forma, o imóvel não pode ser vendido. Há como obriga-los a fazer o inven... Ver pergunta

A melhor resposta

Costa e PESSALI advogados associados especialistas em direito do trabalho família e inventário - Há possibilidade pelas vias judiciais - ADICIONE o ZAP e receba uma orientação melhor

Sergio Costa Advocacia Trabalhista Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
9 FEV 2023

Tenho direito a herança do meu marido?. Possuo uma união estável há 5 anos com meu atual m...

Possuo uma união estável há 5 anos com meu atual marido com o qual tenho um filho, construímos uma casa no terreno da minha sogra. Em caso de separação quais os meus direitos? Meu marido deve passar a... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Sra. Bia, Se a convivência é de uma união estável, automaticamente incide o regime da comunhão parcial de bens, mesmo que não haja nenhum documento formalizando essa relação. Nesse regime,...

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria (Rio Grande do Sul)
9 FEV 2023

Quebraram meu celular por acidente. Boa tarde, Hoje na academia uma pessoa acidentalme...

Boa tarde, Hoje na academia uma pessoa acidentalmente derrubou uma barra de ferro no meu celular e quebrou a tela do mesmo. O aparelho estava ao lado da máquina em que eu iria realizar o exercício. A ... Ver pergunta

A melhor resposta

Costa e PESSALI advogados associados especialistas em direito do trabalho criminal e consumidor No caso concreto dependendo do caso entrar com um processo por danos materiais ADICIONE O ZAP

Sergio Costa Advocacia Trabalhista Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
8 FEV 2023

qual valor eu tenho que pagar de pensão?. Minha filha de 16 anos foi morar com o g...

Minha filha de 16 anos foi morar com o genitor, que tem melhores condições financeiras que eu, ele está pedindo para que eu assine um documento revogando a guarda compartilhada, passando a ser unilate... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Sra. Guilda, A guarda compartilhada não precisa ser convertida em unilateral apenas porque sua filha passou a residir na casa do pai. Se essa é a única alegação, não há como obrigá-la a ac...

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria (Rio Grande do Sul)
Ver todas as respostas
8 FEV 2023

RH vazou os salários de todos os funcionários. A empresa que faz a folha de pagamento e...

A empresa que faz a folha de pagamento e contratação dos funcionários da empresa onde trabalhou enviou uma planilha com os salários de todos os funcionários para toda a empresa "sem querer". Muitos fu... Ver pergunta

A melhor resposta

Sim Pode caracterizar dano moral trabalhista comprovado via testemunhas ADICIONE o ZAP do TRABALHADOR e tire sua Dúvida Trabalhista GRATUITAMENTE: ZAP DOS TRABALHADORES:

Sergio Costa Advocacia Trabalhista Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
6 FEV 2023

O namorado da minha mãe tem direito?. Minha mae faleceu, e o namorado dela de 20 anos es...

Minha mae faleceu, e o namorado dela de 20 anos esta falando que tem direito as coisas da minha mãe. No entanto minha mãe nao deixou nada apenas pequenas dividas. Ela morava com esse cara na casa da m... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Sr. Bruno, O patrimônio que pertence à sua avó em nada se vincula ao namorado da sua falecida mãe. Na prática, mesmo se o caso fosse de uma união estável ao invés de um namoro, apenas o pat...

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria (Rio Grande do Sul)