Pode um advogado reter o valor de uma causa já ganha

Feita por >Tatiana braun>. 23 abr 2020

Estrei com um processo trabalhista e nesse período fui processado e o valor do processo seria descontado quando saísse essa causa trabalhista. A causa trabalhista saiu pouco mais de 10% do que eles haviam me prometido mas mesmo assim foi descontado o valor que eu havia negociado da outra causa. Até aí sem problemas. Mas faz pouco tempo fui procurar a empresa de advogacia para um terceiro processo e este atrasei um pouco as parcelas pois realmente estava com pouco dinheiro. Tentei negociar e não consegui mesmo o valor não sendo tão alto. Agora a empresa quer segurar o valor da ação que eu ganhei não aceitando a negociação que eu falei. Dizendo que se não for pago o valor total eles do mesmo modo não vão me entregar o dinheiro. E estamos falando de uma ação que seria oitenta mil, foi ganha apenas 12 mil com todos os descontos e o valor da outra ação eu ganharia menos de 4 mil e ainda querem me pagar realmente 900 reais. Estou devastada. Estou cheia de dividas no cartão de crédito e esse dinheiro ia cobrir um e agora nem isso eu posso fazer. Eles são pilantras e eu no desespero acreditei neles

A melhor resposta

Olá, boa tarde.
Pelo que entendi, são dois contratos diferentes, portanto, um não se interliga no outro. Mas verifique o que diz no contrato, se o mesmo poderia descontar de outros processos em andamento.
No caso negativo, o escritório não poderá reter o valor de um processo, exceto, se for judicial, por ação próprio de execução, com o contrato de honorários.
Assim, caso o escritório não queira parcelar o valor da dívida, e você não tem condições de arcar com o pagamento de um advogado, procure a defensoria pública.

ESPERO TER AJUDADO.

Alberto Caldeira

Advogado Alberto Caldeira Advogado em Porto Velho

100 respostas

Bom dia! Pelo que entendi a senhora está em débito com o escritório de advocacia é isso? Acredito que a senhora tenha assinado um contrato que estabeleça tal desconto para fins de adimplemento da sua obrigação com o escritório. Neste caso, não vejo erro na cobrança do escritório de advocacia.

Escritório Souto Maior & Veras Sociedade de Advogados Advogado em Vila Santa Maria