Quanto tempo preciso residir no Brasil para adquirir cidadania brasileira?

Feita por >Raphaela Luz>. 23 out 2014

Sou brasileira e meu marido americano, casados em cartório nos EUA há três meses. Estamos no Brasil agora, ele com o visto de turista e gostaríamos de saber quanto tempo leva o processo para ele virar cidadão brasileiro. Sabemos que pelo fato de ele ser casado comigo, o processo diminui para 1 ano mas ele tem que residir no Brasil por aquele ano. Ele deve permanecer aqui por todos os 365 dias do ano seguinte à requisição da naturalização? Pode sair do Brasil durante o processo de espera, 1 ano? Caso sim, por quanto tempo pode se ausentar do país? Obrigada!

A melhor resposta

Prezada Raphaela.

Boa tarde,

Para o caso de naturalização ordinária, a lei prevê o prazo de 4 (quatro) anos de residência. E, para o caso de estrangeiro casado com brasileiro(a), esse prazo é reduzido a um ano.

Em princípio não existe nenhum dispositivo acerca da possibilidade de viagens ao exterior quanto à modalidade pretendida.

Entretanto, com relação ao período de 4 (quatro) anos, é permitido que o naturalizando promova viagens pelo prazo de 18 (dezoito) meses, sem deixar de contar o tempo de residência para naturalização, desde que faça tal requerimento perante o poder executivo.

Note-se, para a hipótese de 4 (quatro anos), a legislação permite que o naturalizando viaje ao exterior 3/8 do tempo.

Proporcionalmente, durante tal período de um ano, seu marido poderia ficar no exterior por 4 (quatro meses) e 15 (quinze) dias, tudo dependendo da autorização do poder executivo, que somente é admitida em casos relevantes.

Para um parecer concreto e fundamentado a respeito do tema, aconselhamos a sra. a entrar em contato com um advogado.

Heitor Luiz Bender
Advogado

Anônimo-221050 Advogado em Curitiba

57 respostas

Raphaela. Boa noite.
O critério para o seu marido adquirir o visto permanente no Brasil, dentre tantos, o mais rápido e fácil é o casamento com cidadã brasileira. Contudo, o casamento conforme relatado por você foi realizado nos EUA, este deverá ser homologado aqui no Brasil, para que ele consiga tal visto. Contudo, você deve correr contra o tempo porque a policia federal não reconhece este casamento por si só, sem a devida homologação pelo governo brasileiro. Ele ficará ilegal após o prazo do visto de turista, caso não tenha tomado nenhuma providência. Estamos à disposição.
Att.
Paulo Roberto OAB-RJ 179.700