Vendemos o bem e compramos outro no lugar, como fica os direitos desse novo bem?

Feita por >Sil>. 25 fev 2015

Olá!! Meu pai faleceu a uns 15 anos atrás. O único bem que ele deixou foi uma casa, onde hoje residem minha mãe e meu irmão. Somos em 03 irmãos e mais a mãe. Em função da idade, a mãe resolveu vender a casa, onde todos nós assinamos a venda. Ela utilizou o dinheiro da venda para comprar um apartamento. Nele vão morar ela e meu irmão (que não quer nada com nada na vida).

Preciso saber o que devemos fazer para que depois que ela venha a falecer, possamos vender este apartamento e dividir entre os 03 irmãos, já que o irmão vai morar nele.

Pensamos em fazer a compra em nome da mãe, para ela ter direito ao apartamento e não ser expulsa pelo meu irmão, por dizer que o apartamento não é dela. E, fazer uma escritura de venda do apartamento em nome dos 03 irmãos com reserva de usufruto pra mãe.

Enfim, não queremos que o irmão exija a saída da mãe por não ser mais dela o apartamento, por isso do usufruto. E queremos a garantia de que quando ela falecer o imóvel será vendido e dividido entre os 03 irmãos. Enfim, vendido a terceiros ou que o irmão compre a parte das duas irmãs.

Está certo o que pensamos em fazer ou devemos proceder de forma diferente.

A melhor resposta

Olá Sil, está perfeitamente correto o pensamento de vocês, esta é a melhor escolha, fazem a compra em nome de sua mãe com reserva de usufruto vitalício para os 03 irmãos. Neste caso, nada poderá ser feito até a morte de sua mãe e quando isso ocorrer o imóvel passará a ser de vocês automaticamente sem necessidade de inventário, e aí a venda somente ocorrerá com o consenso de todos vocês. Att, Thais