A empresa tem o dever de comunicar uma dívida?

Feita por >Antonio Carlos>. 9 nov 2016 Bancos

Olá! Estou com uma dívida de mais de R$ 2.000,00 no banco. Levei um baita susto visto que sempre depositei o dinheiro da fatura corretamente e sempre que olhava minha conta não apresentava nenhuma dívida e agora fico sabendo que em Maio houve algum erro de minha parte ou não, que levou a um juros absurdo chegando a esta divida. Mas, a questão é "Eu não deveria ser informado sobre esta divida?" visto que, os meses seguintes eu deixei o valor correspondente a fatura (A forma de pagamento é debito em conta) e foi debitado em minha conta e em momento algum estava negativada. Como devo proceder? Ir ao banco isso é fato. Mas, eles de forma alguma querem ajudar então se eu já for instruído sobre como devo proceder ficarei mais tranquilo. Desde já grato.

A melhor resposta

Prezado Antonio Carlos, boa noite. Você mencionou que sempre olhava sua conta e que não apresentava nenhuma dívida. O fato de se tratar da dívida em conta, caso o surgimento tenha se dado sem histórico contábil há forte indicio de erro por parte da instituição financeira, todavia, posso te adiantar que não é comum esta falha.
Além de ir ao banco o ideal é que você faça uma conciliação contábil com os apontamento que você possui em casa, ou seja, avalie se realmente trata-se de apontamentos reais.
Em sendo comprovado abuso ou ilegalidade demanda de reparação por danos é possível, desde que tenha havido a inscrição nos órgãos de restrição de crédito e que você não possuía anteriores registros no SERASA/SCPC.
Obrigado,
Wiliam Carvalho - CCJ

Carvalho Consultoria Jurídica Advogado em Curitiba

7 respostas

Advogados especializados em Bancos

Ver mais advogados especializados em Bancos

Outras perguntas sobre Bancos