Corrigir data de nascimento e incluir nome da mãe em certidão

Feita por >Lilian>. 1 mar 2016 Assessoria jurídica

Não possuo o nome da mãe na minha certidão de nascimento e a minha data de nascimento não corresponde à data real. Por conta disso, todos os documentos que tirei ao longo da vida também estão com esses problemas. Meu pai é falecido e minha mãe ainda é viva.

Gostaria de saber quais ações devo tomar para corrigir estas duas questões, principalmente a ausência do nome da mãe, pois muito me incomoda ter que informar "mãe desconhecida".

A melhor resposta

Você pode ajuizar uma ação de averbação de nome.

Ezequiel Faggion Advogado em Carazinho

123 respostas

Boa tarde,

Tem que ingressar com ação de retificação de nascimento.

A disposição,
Dra. Ana Paula Moraes

Ana Paula M. Moraes Advogado em Saquarema

192 respostas

Erros na grafia de nomes ou mesmo troca de sexo podem ser corrigidos nos cartórios de registro civil. Nos casos mais simples, em que faltam letras ou elas foram trocadas, basta que a pessoa faça o pedido ao oficial. Ele abrirá um procedimento administrativo que pedirá parecer da Justiça e do Ministério Público, autorizando a mudança. Nos casos mais complexos, em que há troca ou não inclusão de sobrenomes, ou nas situações de sexo trocado, é necessária a intervenção de um advogado para solicitar que a mudança seja feita. O pedido será enviado pelo registrado ao juiz e ao promotor, que vão avaliar a petição. Estamos à disposição

BFGV Advogados Associados Advogado em Barueri

8 respostas

Advogados especializados em Assessoria jurídica

Ver mais advogados especializados em Assessoria jurídica

Outras perguntas sobre Assessoria jurídica