Deu isso no meu processo, queria saber o que significa

Feita por >Celso Jorge dos santos>. 23 jan 2020 Acompanhamento de processos

Acolho como aditamento à inicial. Anote-se. 2 - Passo a analisar o pleito liminar. De início, friso que a nova legislação processual determina como premissa da concessão da tutela de urgência a "probabilidade do direito". E, apesar da semelhança do requisito anterior da verossimilhança (artigo 273 do CPC/73), ressalta-se a necessidade de análise detalhada deste requisito, sob pena de notório tumulto das relações jurídicas e segurança da vida civil, considerando as concessões (precipitadas, data venia, por vezes) das medidas liminares com posteriores revogações. E o caso dos autos cuida de ação revisional de contrato bancário com pleito de modificação de juros contratuais livremente pactuados. INDEFIRO o pedido de tutela de urgência vez que ausentes os requisitos legais autorizadores do artigo 300 do Estatuto Processual Civil, em especial a verossimilhança das alegações ou a "probabilidade do direito". Isto decorre tanto do confessado inadimplemento da totalidade das prestações como do basilar princípio da força obrigatória dos contratos, fundamental para a segurança jurídica dos negócios. Por fim, os elementos de convicção reunidos nos autos não apontam a quase certeza do direito invocado. Aguarde-se, pois, o contraditório e a ampla defesa. 3 - Deixo de designar audiência preliminar do artigo 334 do CPC/15, diante do específico objeto da lide (revisão de contrato bancário). Ademais, aponto que os poderes judiciais do artigo 139 do novo Código de Processo Civil, em especial os incisos II e III (parte final) e VI (parte final) amparam esta decisão além das razões abaixo expostas. A praxe forense demonstra em um Juízo com quase dez mil feitos em andamento e distribuição mensal próxima a duzentos novos processos, o agendamento de audiências sem esta real e dúplice expectativa anotada nos autos prejudica todo o funcionamento do Poder Judiciário, visto que afasta magistrado e servidores por tempo considerável da análise de outros processos, violando de forma flagrante o princípio constitucional da razoável duração do processo (artigo 5º, inciso LXXVIII) e os princípios dos artigos 4º e 6º do atual Código de Processo Civil. Destaca-se que se o próprio autor já indica expressamente o seu desinteresse é evidente a ausência da premissa fundamental de qualquer acordo (convergência de interesses, dúplice consenso), por ora e neste momento processual. Por fim, é evidente que, diante desta possibilidade direta ou estendida no curso do procedimento de obtenção do acordo, inexiste qualquer prejuízo concreto e real às partes apta a gerar nulidade processual (artigos 276 e parte final do parágrafo único do artigo 283, ambos do atual Código de Processo Civil). Por todos estes motivos, amparada na regra do artigo 8º do CPC/15 e considerando o específico objeto da lide acima apontado e em novo posicionamento decorrente dos resultados destas audiências nestes feitos (revisão de contrato bancário) no CEJUSC local neste último ano, e por representar a solução mais eficiente, célere e adequada, aliando à razoabilidade na interpretação das hipóteses de designação de audiência preliminar de conciliação nos moldes do novo Código de Processo Civil (artigo 334, §4º do CPC/15), viabilizando a sua dispensa para o caso de desinteresse da parte autora. 4 Cite-se e intime-se, com as cautelas de praxe. Intime-se.

A melhor resposta

Boa Tarde Celso, inicialmente o aditamento é a complementação da petição inicial, alguma informação foi adicionada, e aceita pelo juiz, além disso, no item dois do despacho, em resumo ele não acolheu o pedido de logo no início do processo, de realizar a revisão do contrato bancário, pois não viu urgência ou necessidade nesse momento de fazer isso, além de que entendeu que poderia prejudicar de alguma forma o restante do andamento processual, por isso, antes de decidir, irá aguardar que o banco ou o réu se manifeste (contraditório).

O terceiro item do despacho significa que a audiência preliminar ou de tentativa de conciliação não será feito, já que a parte autora, não demonstrou interesse, que tem muito processo, e cada vez chegando mais, prejudicando a todos, e que nesse momento não terá audiência, se for o caso, após o réu se manifestar, se houver necessidade.

E por fim o quarto item, certamente será expedida uma intimação para você ou por Diário da Justiça Eletrônico do despacho proferido, e a citação para que o banco, após o recebimento da mesma, se manifeste no processo no prazo de quinze dias, salvo alguns outros casos, mas certamente esse deverá ser o prazo estipulado.

8951 respostas

Advogados especializados em Acompanhamento de processos

Ver mais advogados especializados em Acompanhamento de processos

Outras perguntas sobre Acompanhamento de processos