Devedor há 1 ano não paga

Feita por >JeGalega>. 13 jan 2015

Moro fora do Brasil e enviava roupas para esse casal revender. Fizeram uma compra grande (US$ 3 .000) e pagaram só a metade. Agora ficam me enrolando, há quase um ano, dizem que vão pagar, mas não fazem nada a respeito. Tenho todas as conversas e e-mail salvas. Existe alguma maneira de acioná-los legalmente, mesmo eu morando fora do país? Tenho vontade de falar para outras pessoas que eles me devem, já que continuam a vender roupas, fornecidas por outra pessoa.

A melhor resposta

Olá!
Aconselho você a contratar um advogado o mais breve possível. Envie para ele todos os documentos que possui referente ao negócio realizado, para que ele analise e verifique a viabilidade de ingressar com uma ação monitória ou ação de cobrança desse valor que não foi pago.
Respondendo a sua pergunta, em tese, acredito que você poderá sim ingressar com uma ação judicial, mesmo morando no exterior. Será necessário apenas que você forneça uma procuração ao advogado que a representará. Entretanto, a ação deverá ser ajuizada na justiça comum. Não será cabível nos juizados especiais cíveis, vez que a presença pessoal do autor e do réu, quando pessoas físicas, é indispensável e impossível de ser substituído por terceiro.
Por fim, não aconselho a tentar denegrir a imagem dos devedores. Apesar de você ter direito, a exposição dos devedores ou cobranças vexatórias poderá acarretar em sua condenação ao pagamento de indenização por dano moral, seja por ato ilícito ou por abuso de direito.

Espero ter contribuído.

Att.
David Marlon Advocacia
David Marlon da Silva
OAB/PR 55.316
Maringá/PR

David Marlon Advocacia Advogado em Maringá

58 respostas

Prezada, boa tarde!

Conforme sua exposição, existe prova documental (conversas por email) no qual os devedores reconhecem a dívida, afirmam que irão quitá-las, e mesmo assim não o fazem. Entendemos que a ação de cobrança é o caminho mais adequado para tentar reaver seu montante.
Att
Marcos Vinicius

Andrade & Menezes Advogados Advogado em Rio de Janeiro

108 respostas

Bom dia, você tem algum contrato de compra e venda ou notas promissórias? Apenas o e-mail é uma forma muito vaga de se provar que alguém lhe deve e isso não lhe dá garantias reais de vitória na justiça, pois a única forma que seria de demandar contra essa pessoa seria uma ação monitória, mas nesses e-mails é interessante que a pessoa assuma a dívida e conste o valor exato da dívida. Para demanda judicial, recomendo que procure um advogado de sua confiança para ajudá-la e analisar melhor a sua situação. Um forte abraço.

Elias e Bustorff Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em João Pessoa