Direito de permanecer na propriedade rural

Feita por >Antonio>. 2 jul 2019 Direito constitucional

Boa tarde.

O caso é o seguinte, o pai do meu sogro foi condenado em ação na esfera criminal (estuprou a neta), com isso gerou também processo na esfera cível para indenização de danos morais interposta pelos pais da menina, onde ele perdeu. Está na fase de execução, a indenização ultrapassa 1 milhão de reais, e como o réu não tem o valor em dinheiro para pagar, todos os bens móveis e imóveis foram penhorados para chegar ao montante necessário.

A minha dúvida em específico é sobre meu sogro, pois o mesmo alugou do pai (devedor) a propriedade rural em que ele vive com a esposa. A propriedade é utilizada para subsistência deles (produção de leite e plantação de milho). Acontece que a irmâ (mãe da menina que sofreu o abuso) está vendendo toda a propriedade rural, com isso meu sogro terá de deixar a propriedade. É um caso complexo, pois no terreno só tinha uma sede quando ele alugou do pai, nos 22 anos em que aluga o imóvel construiu inúmeros barracões, curral, melhorou a qualidade da terra, dentre outras benfeitorias necessárias para o manejo das atividades. Há alguma proteção para meu sogro neste caso? Ele não quer deixar o imóvel de maneira nenhuma pois construiu toda sua vida no local.

Desde já agradeço a atenção.

A melhor resposta

Boa Tarde, realmente um caso complexo, é preciso saber quem de fato é proprietário da casa, dependendo da situação na qual o bem poderá se penhorado, se alcança a chamada impenhorabilidade de bem de família, entre outros requisitos.

Se ao fazer a análise, fica esclarecido que não possui o direito de permanecer, seja em relação as benfeitorias ocorridas, seja face a compra ou doação de boa-fé do imóvel, ele terá direito a acionar qualquer uma das partes, e ser ressarcido do que gastou na compra do sitio.

8951 respostas

Advogados especializados em Direito constitucional

Ver mais advogados especializados em Direito constitucional

Outras perguntas sobre Direito constitucional