Direito sobre imóvel

Feita por >Erick sti>. 3 set 2020 Direito imobiliário

Minha mãe faleceu e morava, junto a ela, 4 filhos e alguns netos. Na escritura do apartamento só consta o nome do meu avô, já falecido. Minha mãe tem 2 irmãos vivos que decidiram, por um determinado período, deixar o apartamento fechado e disseram somente eles tem único e exclusivo direito ao apartamento e que enquanto eles tiverem vivos meus irmãos não tem direito ao apartamento e os mesmo foram morar de aluguel. Enfim, meus irmãos realmente não tem direito caso alugue o apartamento e nem podem tomar decisões? O AP não será vendido, pois daria confusão... Mas eles podem fechar o apartamento apartamento e tirar meus irmãos sem consultar os mesmo? OBS: meus irmãos moravam no apartamento há mais de 10 anos e a escritura segue guardada comigo. Graças a Deus tenho minha casa própria e preciso saber dos direitos dos meus irmãos. Meus tios tão se achando donos do AP e tem tudo dias vidas bem encaminhadas.

Resposta enviada

Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

Algo falhou

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta

Boa Tarde, como respondido em outro site, primeiro erro é não ter ocorrido a devida transferência do imóvel, para que que fosse, enquanto seu avô estava vivo, estando o imóvel, todo e qualquer herdeiro poderá requerer judicialmente o processo de inventário, esse é o procedimento mais correto a ser feito, pois reintegração de posse, usucapião, nenhum surtirá efeito, pois o proprietário do imóvel é falecido. Não existe outra alternativa para seus irmãos resguardarem seus direitos, que não sendo pelo inventário, que já deveria ter ocorrido, pode-se tentar pela via extrajudicial, para evitar um processo longo e demorado, se não houverem menores e incapazes, é claro que o valor do ITCMD será alto, fora as taxas cartórias. Fora isso, como dito, eles perdem todo e qualquer direito a apartamento.

Barros Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Paulista

8951 respostas

22783 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Olá, primeiro erro é não ter ocorrido a devida transferência do imóvel, para que que fosse, enquanto seu avô estava vivo, estando o imóvel, todo e qualquer herdeiro poderá requerer judicialmente o processo de inventário, esse é o procedimento mais correto a ser feito, pois reintegração de posse, usucapião, nenhum surtirá efeito, pois o proprietário do imóvel é falecido. Não existe outra alternativa para seus irmãos resguardarem seus direitos, que não sendo pelo inventário, que já deveria ter ocorrido, pode-se tentar pela via extrajudicial, para evitar um processo longo e demorado, se não houverem menores e incapazes, é claro que o valor do ITCMD será alto, fora as taxas cartórias. Fora isso, como dito, eles perdem todo e qualquer direito a apartamento.

Att

Creuza Almeida Advogado em Recife

378 respostas

184 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Olá, primeiro erro é não ter ocorrido a devida transferência do imóvel, para que fosse, enquanto seu avô estava vivo, estando o imóvel, todo e qualquer herdeiro poderá requerer judicialmente o processo de inventário, esse é o procedimento mais correto a ser feito, pois reintegração de posse, usucapião, nenhum surtirá efeito, pois o proprietário do imóvel é falecido. Não existe outra alternativa para seus irmãos resguardarem seus direitos, que não sendo pelo inventário, que já deveria ter ocorrido, pode-se tentar pela via extrajudicial, para evitar um processo longo e demorado, se não houverem menores e incapazes, é claro que o valor do ITCMD será alto, fora as taxas cartórias. Fora isso, como dito, eles perdem todo e qualquer direito a apartamento.

Att

Creuza Almeida Advogado em Recife

378 respostas

184 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Advogados especializados em Direito imobiliário

Ver mais advogados especializados em Direito imobiliário

Outras perguntas sobre Direito imobiliário

Explique seu caso aos nossos advogados

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação legal em 48h.

50 QANDA_form_question_details_hint

Sua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a sua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o seu caso pessoalmente.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o seu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

QANDA_form_question_already_exists_ttl

QANDA_form_question_already_exists_txt

advogados 4000

advogados

perguntas 22550

perguntas

respostas 22650

respostas