Fui humilhado por um cliente no meu local de trabalho
Feita por >eros>. 27 nov 2014
O cliente que eu o atendia no caixa de supermercado me chamou inúmeras vezes de "cachorro" e repetidas vezes pronunciou a frase: "tenho dinheiro pra ti comprar", além de apontar o dedo, enquanto gritava aquelas palavras/frases, em direção à minha face. Isso sendo presenciado por dezenas de pessoas, além dos colegas de trabalho, por muitos outros clientes que no momento esperam na fila para serem atendidos.
O que posso fazer diante dessa situação humilhante e vexatória?
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Prezado Eros, boa tarde.
No seu caso, o Sr. tem duas possibilidades:
1) caso tenha os dados (nome e endereço) do autor da ofensa, o Sr. pode realizar um Boletim de Ocorrência pelo crime de injúria. Nesse caso, será importante ter consigo os dados das pessoas que presenciaram o fato.
Nessa hipótese, além de responder um processo criminal, o Sr. poderá promover uma ação de indenização por danos morais em face de tal pessoa.
2) caso o Sr. não tenha os dados do ofensor, o Sr. poderá promover uma ação trabalhista em face do seu empregador, visando a reparação pelos evidentes danos morais sofridos, sem prejuízo de apuração de outras verbas trabalhistas. Igualmente, nesse caso, é importante conservar os dados (nome e endereço) das testemunhas que presenciaram tais fatos.
Em um ou outro caso, é necessário o Sr. buscar auxílio jurídico de um advogado para a defesa de seus interesses.
Esperamos ter sanado suas dúvidas.
Colocamo-nos a disposição para esclarecimentos adicionais.
Olá. Primeiro anote os nomes completos das testemunhas do fato, dando maior importância ao gerente ou funcionário mais antigo da loja. Depois, verifique o nome e endereço do agressor. Dirija-se à Delegacia Policial mais perto do local da agressão e notifique a ocorrência. Será lavrado um Termo Circunstanciado. Você terá 6 meses para ingressar com a Queixa-Crime. Precisará de um advogado. Comunique ao contratado que deseja requerer indenização Ex Delito, de modo a puni-lo nas esferas criminal e cível.
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Bom dia Eros. A situação não é simples. Necessário saber inicialmente qual o motivo da "agressão". Se houver prova de que a atitude do cliente decorreu de falhas na prestação de serviços por culpa da reclamada a indenização é certamente devida. Assim, dependendo do caso e dos motivos é possível sim pleitear o dano moral.
Procure seu advogado e relate com detalhes o ocorrido.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Fernandes Sociedade de Advogados.