Inquilino saiu devendo aluguel, água, luz e casou diversos danos no imóvel.

Feita por >Dionir>. 13 abr 2019 Direito imobiliário

Olá prezados advogados.

Velho lhes solicitar um parecer e orientação em relação aos fatos abaixo descritos.

Aluguei uma casa mediante caução e contato de um ano.

O inquilino atrasou o aluguel e dizia que iria pagar e antes venceu o próximo mês também e saiu do imóvel sem avisar (não cumpriu o contrato) e também tinha contas de luz atrasadas que ele sempre prometia de pagar, a água estava em no dele e também atrasa.

Como a Luz estava em nome da minha esposa antes que ocorresse o corte ela foi até a cia de energia elétrica e parcelou.

Também tentou parcelar a água para que não ocorresse o corte, mas como estava em nome do inquilino a fornecedora informou que apenas o usuário responsável pela dívida poderia realizar o parcelamento.

Então informamos o inquilino para que fosse até a fornecedora e realizasse o procedimento para evitar o corte o mesmo disse que faria mas não fez, na mesma semana estivemos no imóvel e constatamos que a fornecedora de água realizou o corte retirando o hidrômetro para que tivessem acesso invadiram a propriedade pulando para dentro por cima de uma tela soldada de 1,80m, pois no imóvel não havia ninguém para dar acesso.

Nesse dia entramos na casa e eu constatei que o imóvel tinha diversas avarias como, portas quebradas e fechaduras quebradas, marco de uma porta arrancado, peças de forro de pvc arrancados, diversos vidros quebrados.

Quando o inquilino fez contato para entregar as chaves, eu não pude ir então quem foi receber foi a minha esposa que não tem experiência e não se deu conta dos estragos (tirei diversa fotos dos danos) que ele causou, inclusive conversando com um morador do lado esse relatou que o inquilino brigava muito com a esposa dele, que enlouquecia e parecia que estava quebrando tudo.

Após a constatação que a fornecedora de água havia retirado o hidrômetro, a minha esposa se dirigiu novamente ao escritório da mesma para ver o que poderia ser feito para religação, e lhe informaram que somente pagando o total da dívida ou o usuário (devedor) realizar o parcelamento.

Tentamos dialogar sempre e que ele ao menos realizasse o parcelamento da dívida de água, ele sempre prometendo e até dizia que queria limpar o nome dele, porém da última tentativa ele alegou que havia separado da esposa eque tinha filho pequeno e não poderia pagar, explicamos que a dívida era dele e que pra nós o que interessava era ter a religação da água, pois estamos deixando de alugar por isso. tentamos explicar que ele apenas deveria parcelar e que nós daí pediria a religação em nosso nome, inclusive pagaria a taxa para esse serviço, ele disse que não iria parcelar por que não podia pagar.

Então estamos nesse dilema e sem saber o que fazer, dissemos pra ele que podemos aciona-lo na justiça e que enquanto não tirar a conta da água do nome dele e por não ter cumprido o contrato é possível que ele ainda continue responsável pelo imóvel e tendo que realizar o pagamento de todos os meses que ainda perdurar essa impossibilidade de tomarmos posse do imóvel por não estar nas mesmas condições que lhe foi entregue e inclusiva poderia ser acionado por causar danos ao patrimônio, talvez poderia ser feito um BO mediante apresentação das fotos como prova.

Quem sempre tratou desses assuntos foi eu, mas devido a um procedimento cirúrgico na garganta perdi as cordas vocais, por isso que a minha esposa que tem realizado esses contatos.

Os fatos são mais complexos, o relato é o básico e resumido.

Desde já fico agradecido por toda e qualquer orientação que me for dada.

Fico no aguardo de uma orientação!

Abraço!

Att.

Dionir

Resposta enviada

Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

Algo falhou

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta

Bom Dia, se o mesmo sai devendo esses encargos, assim como ocasionou problemas no imóvel, todos poderão ser requeridos judicialmente, comprovando e demonstrando qual o débito devido. Assim como será necessário saber onde o mesmo reside atualmente.

Barros Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Paulista

8951 respostas

22782 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Advogados especializados em Direito imobiliário

Ver mais advogados especializados em Direito imobiliário

Outras perguntas sobre Direito imobiliário

Explique seu caso aos nossos advogados

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação legal em 48h.

50 QANDA_form_question_details_hint

Sua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a sua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o seu caso pessoalmente.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o seu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

QANDA_form_question_already_exists_ttl

QANDA_form_question_already_exists_txt

advogados 4000

advogados

perguntas 22550

perguntas

respostas 22650

respostas