Inquilino saiu devendo aluguel, água, luz e casou diversos danos no imóvel.

Feita por >Dionir>. 13 abr 2019 Direito imobiliário

Olá prezados advogados.

Velho lhes solicitar um parecer e orientação em relação aos fatos abaixo descritos.

Aluguei uma casa mediante caução e contato de um ano.

O inquilino atrasou o aluguel e dizia que iria pagar e antes venceu o próximo mês também e saiu do imóvel sem avisar (não cumpriu o contrato) e também tinha contas de luz atrasadas que ele sempre prometia de pagar, a água estava em no dele e também atrasa.

Como a Luz estava em nome da minha esposa antes que ocorresse o corte ela foi até a cia de energia elétrica e parcelou.

Também tentou parcelar a água para que não ocorresse o corte, mas como estava em nome do inquilino a fornecedora informou que apenas o usuário responsável pela dívida poderia realizar o parcelamento.

Então informamos o inquilino para que fosse até a fornecedora e realizasse o procedimento para evitar o corte o mesmo disse que faria mas não fez, na mesma semana estivemos no imóvel e constatamos que a fornecedora de água realizou o corte retirando o hidrômetro para que tivessem acesso invadiram a propriedade pulando para dentro por cima de uma tela soldada de 1,80m, pois no imóvel não havia ninguém para dar acesso.

Nesse dia entramos na casa e eu constatei que o imóvel tinha diversas avarias como, portas quebradas e fechaduras quebradas, marco de uma porta arrancado, peças de forro de pvc arrancados, diversos vidros quebrados.

Quando o inquilino fez contato para entregar as chaves, eu não pude ir então quem foi receber foi a minha esposa que não tem experiência e não se deu conta dos estragos (tirei diversa fotos dos danos) que ele causou, inclusive conversando com um morador do lado esse relatou que o inquilino brigava muito com a esposa dele, que enlouquecia e parecia que estava quebrando tudo.

Após a constatação que a fornecedora de água havia retirado o hidrômetro, a minha esposa se dirigiu novamente ao escritório da mesma para ver o que poderia ser feito para religação, e lhe informaram que somente pagando o total da dívida ou o usuário (devedor) realizar o parcelamento.

Tentamos dialogar sempre e que ele ao menos realizasse o parcelamento da dívida de água, ele sempre prometendo e até dizia que queria limpar o nome dele, porém da última tentativa ele alegou que havia separado da esposa eque tinha filho pequeno e não poderia pagar, explicamos que a dívida era dele e que pra nós o que interessava era ter a religação da água, pois estamos deixando de alugar por isso. tentamos explicar que ele apenas deveria parcelar e que nós daí pediria a religação em nosso nome, inclusive pagaria a taxa para esse serviço, ele disse que não iria parcelar por que não podia pagar.

Então estamos nesse dilema e sem saber o que fazer, dissemos pra ele que podemos aciona-lo na justiça e que enquanto não tirar a conta da água do nome dele e por não ter cumprido o contrato é possível que ele ainda continue responsável pelo imóvel e tendo que realizar o pagamento de todos os meses que ainda perdurar essa impossibilidade de tomarmos posse do imóvel por não estar nas mesmas condições que lhe foi entregue e inclusiva poderia ser acionado por causar danos ao patrimônio, talvez poderia ser feito um BO mediante apresentação das fotos como prova.

Quem sempre tratou desses assuntos foi eu, mas devido a um procedimento cirúrgico na garganta perdi as cordas vocais, por isso que a minha esposa que tem realizado esses contatos.

Os fatos são mais complexos, o relato é o básico e resumido.

Desde já fico agradecido por toda e qualquer orientação que me for dada.

Fico no aguardo de uma orientação!

Abraço!

Att.

Dionir

A melhor resposta

Bom Dia, se o mesmo sai devendo esses encargos, assim como ocasionou problemas no imóvel, todos poderão ser requeridos judicialmente, comprovando e demonstrando qual o débito devido. Assim como será necessário saber onde o mesmo reside atualmente.

8951 respostas

Advogados especializados em Direito imobiliário

Ver mais advogados especializados em Direito imobiliário

Outras perguntas sobre Direito imobiliário