Inventário, partilha, usucapião, ameaça e roubo.

Feita por >Maria>. 25 mar 2020 Inventário

Tive um relacionamento por 17 anos em casas separadas. Meu companheiro faleceu em julho de 2015. Ele me ajudou a criar a filha do meu irmão, desde os 6 anos de idade e no dia da morte, minha sobrinha e eu estávamos morando com ele. Minha sobrinha continuou na casa dele, nunca tive interesse de tirá-la da casa.
Após a morte dele, minha cunhada e eu abrimos um inventário... e eu corri atrás da pensão e agora, ganhei a união estável e direito a total parte da herança que cabe ao meu companheiro.
Meu companheiro tinha muitos bens. Inclusive, guardava grande quantia de dinheiro em casa. Dinheiro esse que desapareceu e logo após, minha sobrinha colocou seu companheiro em minha casa e abriram empresa de grande porte, sendo que os dois não tinham condições financeiras, por esse motivo deixamos morar na casa!
Agora, para minha surpresa, eles estão pleiteando o usocapil e nos ameaçando de morte, a mim, meus filhos, minha cunhada.
Minhas dúvidas:
Tem como saber como eles conseguiram abrir uma grande empresa? Se foi com a quantia de um pouco mais de cem mil?
Eles conseguem ganhar minha casa (é uma casa grande, com 3 suítes, escritório, salão de festas, terraço, quintal grande, Jardim de inverno, 3 salas, lavanderia, copa) mesmo eles tendo uma empresa grande?
Minha cunhada fez um contrato de comodato e o último IPTU eles quitaram e estão alegando que eles têm direito, eles alegam que esse contrato não tem valor algum e que não vão sair! Isso é real? Eles podem fazer isso?
E hoje, fui tirar essa estória à limpo e fui ameaçada de morte. Abri ocorrência na polícia militar e civil. Essa ameaça foi por telefone, numa situação de ameaça de morte (ele alega que tem contato com bandidos e que eu não tenho peito de aço) a justiça faz quebra de sigilo telefônico?
E tem como fazer uma quebra de sigilo sobre a compra do estoque deles? Pois os dois eram assalariados, nomes sujos e do nada criaram um patrimônio.

A melhor resposta

Bom Dia, sobre o usucapião, se eles preenchem os requisitos, poderão adquirir o imóvel, já que aparentemente nunca foi requerida reintegração de posse ou qualquer outro procedimento necessário, e desde que tenha passado de quinze anos, ou menos, dependendo do tipo de terreno.

Em relação a ameaça sim, poderá ser solicitada a interceptação ou quebra do sigilo telefônico, mas já em relação a compra do estoque, não há como realizar esse procedimento, desde que você tivesse como comprovar que supostamente teriam furtado aquele valor do imóvel.

8951 respostas

Advogados especializados em Inventário

Ver mais advogados especializados em Inventário

Outras perguntas sobre Inventário