Juros abusivos

Feita por >marcia moreira valle>. 20 ago 2013 Bancos

O Itaú está cobrando juros abusivos sobre a parcela do meu automóvel. Eles podem ligar e me pressionar? O que posso fazer?

A melhor resposta

Senhora Márcia, boa tarde.
Desconheço a informação de que esse tipo de ação esteja suspensa. As colocações respondidas pelos os meus colegas estão corretas. A senhora poderá entrar com uma ação revisional do contrato e o juiz vai analisar se os juros são abusivos ou não. Ressalto que aqui no estado de PE casos semelhantes ao seu estão sendo julgados favoráveis.

Estou à disposição para qualquer esclarecimento.
Att.
Mariana Cantarelli

Mariana Cantarelli Assessoria Jurídica Advogado em Belém de São Francisco

16 respostas

Boa tarde Sra. Marcia.
Bom, o que se pode fazer é analizar a possibilidade de entrar com uma ação revisional quanto aos juros abusivos.
Att.
Dr. Rodrigo Maulaz

Rodrigo Maulaz Advocacia Advogado em Rio de Janeiro

58 respostas

Prezada Márcia,
na maioria das vezes os bancos acabam cobrando juros abusivos, mas primeiro deve ser analisado o contrato por um advogado ou contador, para que se certifique que realmente os juros cobrados não estão de acordo com a legislação brasileira.
Em caso de não estar de acordo, ou seja, de configurar que são juros abusivos, será necessário a contratação de um advogado para ingressar com ação judicial.
Estamos a disposição.
Atenciosamente
Carla Cassavia

Cassavia Advocacia Advogado em São Paulo

111 respostas

Sra. Marcia, boa tarde.
Concordo com meus colegas advogados, pois antes de usar o termo "juros abusivos" é necessário ratificar, confirmar essa prática.
Há na mídia (TV, Internet, jornais, etc) o abuso do termo juros abusivos, quando na verdade em poucas vezes isso ocorre, pois um contrato, um carnê, um cartão e suas correções vão além dos juros, mas sim outras taxas a serem analisadas.
Após ter seu contrato em mãos, a senhora pode procurar um advogado, um perito para recalcular os valores, ou ainda, pedir uma revisão do seu contrato por meio de uma ação judicial.
Me coloco a sua disposição,
Dr. Fabio Zampieri

Advocacia Zampieri Advogado em São Paulo

24 respostas

Boa noite, senhora Márcia.
O que deve fazer de imediato é requerer a segunda do seu contrato de financiamento junto ao Itaú.
Após, quando já estiver de posse da cópia do termo, também providencie cópia de tudo que já pagou.
Feito isso, dirija-se ao Procon de sua cidade e solicite que façam os cálculos acerca do financiamento, de forma que fique discriminado o que foi cobrado indevidamente (IOF e registro de gravame no Detran são válidos).
O que foi cobrado indevidamente deve ser devolvido em dobro, ou seja, uma repetição de indebito.
Verificar ainda a taxa apurada no financiamento, de modo que seja aplicado ao 12% de juros.
Com base nessas apurações e cálculos, procure um advogado, para ingressar com uma ação de revisão de cláusulas contratuais, dada a abusividade dos juros que lhe foram cobrados, liminarmente requerendo a consignação dos valores legais em conta judicial (para ficar a disposição da instituição bancária), e que seja suspensa qualquer inscrição de seus dados em serviços de proteção ao crédito e as cobranças.
Quanto aos juros e as taxas e demais cobranças indevida, qur sejam restituídas em dobro (repetição de indebito), compensando-se o que já foi pago com as parcelas vincendas.

Flávio Fabiano Advocacia E Assessoria Jurídica Advogado em Vila Velha

10 respostas

Senhora, bom dia.
As ligações do banco podem ocorrer desde que respeitem condições legais (dias úteis, horário, pois não é possivel ligar fora do horario comercial) e também não podem ocorrer para parentes, amigos, no trabalho.
A revisão contratual como disse a colega advogada Maria é uma medida válida, mas informo que no estado de SP esse tipo de ação judicial não está sendo recebida de forma favorável, basta verificar os julgamentos.
Alguns profissionais estão vendendo esse serviço "revisão de contrato de financiamento de carro" mas esquecem de alertar seu cliente a respeito do risco, sim do risco de perder a ação e ainda ter que pagar mais despesas além do próprio financiamento do carro que não pode ser interrompido.
Procure um advogado de sua confiança (indicação de amigos ou parentes) ou mesmo se certifique antes de contratá-lo.

Zampieri

Advocacia Zampieri Advogado em São Paulo

24 respostas

Podemos abrir a ação, mas fiquei sabendo que está suspenso esse tipo de ação, é verdade?

Prezada Márcia,
Nenhuma espécie de cobrança avexatória ou constrangedora deve ser admitida ou tolerada, recomendo que procure um advogado da sua confiança e ingresse com ação judicial, requerendo revisão dos valores do contrato e indenização por danos morais decorrentes de cobrança abusiva. Caso queira sanar mais dúvidas estamos à sua disposição.

Costa E Reis Advogados Associados Advogado em Porto Velho

17 respostas

Para a verificação da abusividade nos juros é necessário que o contador faça os cálculos dos valores pagos e o que falta pagar com o índice praticado no contrato. Quanto as ligações, elas só acontecem caso esteja alguma parcela em atraso com mais de sete dias.

Csiqueira Advogados Advogado em Rio de Janeiro

7 respostas

Marcia, boa tarde,
Os juros abusivos podem ser reclamados judicialmente. Peço, para poder-lhe ajudar melhor que entre em contato através do formulário informando melhor sua história.
Att,
Pâmela Rodrigues

Pr Iuris Advogado em São João de Meriti

6 respostas

Advogados especializados em Bancos

Ver mais advogados especializados em Bancos

Outras perguntas sobre Bancos