Mentir ou inventar para conseguir aumento de pensão de filho

Feita por >Maria>. 7 out 2019 Pensão

Boa tarde,
Tenho um enteado de 4 anos. Meu marido sempre pagou a pensão na valor acordo e sempre paga em dia. Nós sempre gastamos coisas extras com o menino, como a cama que compramos a ele, roupas, brinquedos, passeios de R$ 40,00 a 100,00 cada sempre que podemos financeiramente. Quando não podemos gastar tanto, levamos ele a parques, bosque e gastamos com alimentação. E já estamos vendo algum esporte para ele praticar próximo a aonde moramos, sem descontar da pensão.
A mãe, mesmo recebendo o valor da pensão corretamente, sempre (todo santo mês) pede dinheiro a mais. Sempre tem uma desculpa: "Ele precisa de 300,00 para ir no médico" "Ele precisa 300,00 para eu comprar o presente de aniversário ou de natal" "Ele precisa de 500,00 para eu fazer a festa de aniversário". O pai já concordou em algumas vezes, e começou a pagar mais R$ 200,00 por mês para a mãe levar a criança em um médico que ele precisa. Já fazem 06 meses.

Recentemente, descobrimos que a mãe retirou o menino do médico (02 meses sem ir) sem a autorização do pai e mesmo o pai já tendo efetuado o pagamento. A mãe alegou que iria colocar a criança em judô (não fez). O pai, indignado, disse a mãe que iria retornar a pagar apenas pelo valor da pensão, pois é o que está acordado. A mãe, por outro lado, indagou que o pai não pode fazer isso pois ela já possui direito adquirido. Após isso, o pai foi até o juíz da família e descobriu que direito adquirido só serve para bens (como casa, computador, carro e etc), sendo assim o pai deve pagar apenas o que tem registrado e determinado pelo juíz. Sendo assim, mês passado meu marido retornou a pagar apenas pelo valor correto da pensão.
Semana passada, mal fez um mês que a mãe não recebe o R$ 200,00 a mais, a mãe pediu (forçadamente) ao pai que pagasse R$ 200,00 pela aula de natação dentro do condomínio dela pois ela já havia inscrito o menino (nem consultou o pai) e ela estava sem condições nenhuma de pegar.
Se estava sem condições, por que ela o inscreveu? Engraçado ela pedir exatamente o mesmo valor que o pai pagava a mais! Outra coisa, qualquer esporte dentro de condomínio é mais em conta do que em clubes pois não há a necessidade de pagar pelos equipamentos, utensílios, apenas pela aula do professor.

Ligamos no condomínio onde a mãe mora, e nos informamos bem certinho sobre a natação ou qualquer esporte que ali tenha. Descobrimos que não há natação e não há nenhuma atividade extra para crianças. Eles possuem uma piscina aberta para todos, e nunca teve no condomínio algum professor ou instrutor dessas atividades para crianças. A piscina é aberta para todos os moradores e o valor está incluso na taxa de condomínio.

A minha dúvida é a seguinte:

1) Com essa descoberta, o pai pode denunciar a mãe por mentira ou algo do tipo? Como comprovar?
2) Não temos condições de pagar um advogado, mas meu marido pode apresentar a um juiz da vara da família que a mãe pediu dinheiro por uma coisa que não existe?
3) Quais são as consequências para a mãe?

A melhor resposta

Bom Dia Maria, como mesmo foi dito, qualquer gasto extra não precisa ser pago ou feito, a pessoa faz se quiser. Ele só é obrigado a pagar o amor exato. Então, com todo respeito, ele paga porque quer, ou antes de fazer procure saber, se informar, peça algum documento ou prova e mesmo assim só se o pai quiser pagar, pois não é obrigado.

Boa outros dois casos, se o juiz receber tudo bem, mas se advogado e nenhum processo nem adianta ir. Além disso, não há como denunciar e nesse momento ela não será responsabilizada de nada. Assim como dificilmente ele seria ressarcido do que gastou.

Nesse caso resta pagar somente pagar a pensão e avaliar se vale a pena ou não pagar os extras.

8951 respostas

No caso, verifico que houve crime de estelionatario por parte da mãe.
Caso vc comprove que ela pegava o dinheiro, mas nao usava no que ela falava, vc pode tentar uma acao de ressarcimento.

Advogado Alberto Caldeira Advogado em Porto Velho

100 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão