Nota promissória tem valor? Como comprovar que não proíbo o pai de ver filho?

Feita por >laura vieira>. 10 out 2017 Guarda compartillhada

Boa noite! Sou mãe de um recém nascido e n estou junto com o pai do mesmo desde a descoberta da gravidez. Tudo que gasto é dividido em 50% pra cada assim foi o combinado guardo todos os comprovantes dos gastos e ele agora quer depositar o dinheiro na conta da minha mãe para que ele ter como provar que me ajuda caso algum dia eu entre na justiça. Eu tenho nota promissória em casa e propus a ele que assinasse já que eu não tenho conta em banco e me causaria um transtorno se ele fazer esses depósitos na conta da minha mãe, pois no caso só ela poderia sacar já que precisa da digital dela.

E assim como ele quer se resguardar nessa parte, eu também quero me assegurar, pois eu nunca o proibir de ver o filho mesmo a gente mal se falando deixo ele entrar na minha casa todos os dias que ele quer para ver o filho!

Minha pergunta é:

1- nota promissória tem valor?

2- existe alguma forma que eu possa comprovar caso um dia ele alegue que eu não deixo ele ver o filho? Exemplo ( algum tipo de documento que ele possa assinar todas vez que for na minha casa ver o meu filho ou algo parecido)

A melhor resposta

Laura!
Acredito que o que você esteja chamando de nota promissória sejam recibos de pagamento (ele paga o valor da pensão e você assina um recibo), é isso? Se for, estes recibos tem sim valor.
Quanto ao depósito em banco, você pode fazer uma conta em seu nome apenas para receber os valores de pensão alimentícia (bancos como a Caixa Econômica facilitam a abertura de contas que podem ser feitas em lotéricas).
De qualquer forma, até onde vi, vocês não tem um acordo formal de pensão alimentícia. O ideal seria vocês irem até um advogado (pode ser um único para os dois, caso haja acordo entre vocês) e colocar no papel o valor da pensão, o prazo e a data para pagamento. O advogado encaminhará ao juiz que fará a chamada "homologação" desse acordo. Isso terá validade para em um caso futuro, caso o pai, por algum motivo, resolva não pagar mais pensão, você poderá exigir aqueles valores judicialmente, desde quando ele deixou de pagar.
O acordo apenas verbal, para a justiça, não tem valor.
Att, Gibran Vasconcelos Advogados - Canoas/RS

Gibran Vasconcelos Advogado Advogado em Canoas

155 respostas

Advogados especializados em Guarda compartillhada

Ver mais advogados especializados em Guarda compartillhada

Outras perguntas sobre Guarda compartillhada