O que devo fazer com uma conta que veio com o valor 5 vezes mais alto?
Feita por >Maicon Fonseca>. 26 jan 2015
Bom dia!
Pago a conta de luz da casa de meus pais, e o valor da conta em dezembro já veio alta e registrei reclamação na empresa, e mesmo assim me mandaram uma carta dizendo que não há nada de errado. Neste mês de Janeiro eles se superaram, a conta veio 5 vezes mais alta e insistem em dizer que está correto. Como uma conta pode aumentar 5 vezes, se não teve nenhum consumo a mais, nenhum eletrodoméstico novo, não há fugas de energia, já fiz os testes. Meus pais são de idade e precisam de remédios, mas como comprar os remédios com uma conta tão cara como essas? Preciso saber o que posso fazer, até quando eles vão me roubar? Eles não tem concorrentes e fazem o que quer, simplesmente me cobram o valor e dizem que tenho que pagar ou cortam minha luz. Me ajudem por favor, o que eu posso e devo fazer?
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Maicon,
A primeira providência a ser tomada é requisitar à companhia de energia que compareça ao seu endereço e faça uma vistoria nos equipamentos. Caso nada seja constatado, você poderá contratar um prestador de serviço para fazer uma vistoria no interior da residência e emitir um laudo de que não há fuga de energia e apresentando um memorial com todos os equipamentos, discriminando o consumo de cada um, para demonstrar que não condizem com a cobrança.
De posse de tais documentos, procure um bom advogado e entre com uma demanda contra a companhia, pedindo a redução e uma indenização, além de todas as eventuais despesas que você tenha com estas ocorrências.
É preciso ver se realmente não há um aumento de consumo de luz, isso pode ser feito por um perito. Se o perito concluir que não houve aumento expressivo de consumo, você pode rever os pagamentos efetuados.
Prezado Malcon,
na conta de luz e de água vem a medição de consumo. Ao fazer a comparação dos meses anteriores ao aumento com estes meses e, ao verificar que o consumo foi o mesmo, aconselho a contratar um advogado e ingressar com ação judicial.
Para tanto, necessária haver comprovação por escrito (email, cartas, ofícios, etc.) de que a empresa não encontrou irregularidades na conta.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Atenciosamente
Carla Cassavia