Operadora de Telefonia realizando cobrança em horários absurdos.

Feita por >Thiago Mamed>. 24 nov 2015 Telefonia

Eu esqueci de pagar a conta da GVT (Já paguei ela) mas achei um absurdo a forma como começaram a me cobrar, fazia 10 dias que estava atrasada a fatura e me ligavam sistematicamente varias vezes ao dia, inclusive, deixaram mensagem de voz no meu celular (está gravada) ligando em uma terça feira as 21:25 da noite!

Eu posso fazer algo a respeito?

Atenciosamente,

Thiago Mamed

A melhor resposta

Thiago,
A GVT não poderá exceder-se no exercício regular de seu direito de cobrar, valendo-se de procedimentos abusivos, proibidos pela lei.

O art. 42 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que, na cobrança de dívidas, o consumidor inadimplente não poderá ser exposto a ridículo nem submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. A cobrança abusiva é crime, previsto no art. 71 da referida lei nos seguintes termos: "Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou qualquer outro procedimento que exponha o consumidor , injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena - Detenção de três meses a um ano e multa."

Do mesmo modo, é vedado ao credor valer-se de afirmações enganosas, enviando correspondência com timbres ou símbolos que induzam o consumidor a achar que se trata de comunicação judicial. Telefonemas a vizinhos, chefes ou familiares, mencionando a existência da dívida, constituem igualmente práticas abusivas de cobrança. Da mesma maneira, telefonemas em cadeia ou durante o repouso noturno do consumidor também são inadmissíveis.

Logo não pode a empresa realizar ligações repetitivas e fora do horário comercial. A maioria entende que as ligações não podem ser feitas após as 20h durante a semana e depois das 14h aos sábados. As cobranças por telefones estão proibidas nos domingos e feriados.

É importante que o consumidor anote a data, o horário dessa ligação e qual é o nome do credor.

Nosso escritório esta à disposição.
Atenciosamente,
MV Advogados.

Muzitano Vidal Advogados Advogado em Rio de Janeiro

7 respostas

Advogados especializados em Telefonia

Ver mais advogados especializados em Telefonia

Outras perguntas sobre Telefonia