Posso dar entrada no usucapião em um imóvel em inventário

Feita por >Roosevelt Alessandro G Araujo>. 2 mai 2017 Direito imobiliário

Moro em um imovel a 17 anos.

Pago condominio

Taxas

Iptu

Mas o imovel esta em inventario a mais de 20 anos. Porem os inventariantes abandonaram o inventario desde entao. Posso dar entrada no usucapiao

A melhor resposta

Prezado,

A usucapião é possível mesmo que o bem esteja arrolado em inventário. Mas é indispensável a análise da documentação relativa ao caso para uma resposta mais completa.

Vale mencionar que atualmente é possível a aquisição de bem imóvel por usucapião extrajudicial, ou seja, mediante procedimento administrativo junto ao Oficio de Registro de Imóveis. Trata-se de procedimento complexo que exige a presença de advogado, mas que pode ser mais rápido do que o meio judicial.

Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Fernanda Polo

MMP&P Advogados Advogado em Rio de Janeiro

6 respostas

"A meu ver um imóvel que esteja fazendo parte de um inventário pode, sim, fazer parte de um processo de usucapião, desde que o posseiro do imóvel tenha adquirido a propriedade do mesmo pelo decurso do tempo legal antes da abertura do processo de inventário.
O posseiro do imóvel adquire a propriedade do mesmo somente pelo decurso do tempo legal,sendo a sentença que julgar procedente a usucapião apenas declaratória deste direito.
Assim, se antes da abertura do processo de inventário os herdeiros do "de cujus" tiverem perdido a propriedade de determinado bem, este não deverá nem mesmo ser arrolado pelo inventariante em suas declarações iniciais.
Obs.: Caso o processo de inventário já tiver sido aberto a citação da ação de usucapião se dará em nome do inventariante nomeado pelo juiz. Se o processo de inventário ainda não estiver aberto a citação deverá se dar na pessoa de cada um dos herdeiros.
Espero ter sido claro, pois a matéria é de certa complexidade".

Advogada Angélica Bonifácio Advogado em Ouro Preto

4 respostas

Advogados especializados em Direito imobiliário

Ver mais advogados especializados em Direito imobiliário

Outras perguntas sobre Direito imobiliário