Possuo herança a ser partilhada, porém as partes se odeiam.

Feita por >Victor Medeiros>. 14 mai 2020

Olá.
Meu pai faleceu recentemente. Somos dois irmãos com quem não falo e não quero falar e suposta união estável dele com mulher a quem não conheço. Moramos em estados diferentes.

1. É obrigatória a abertura de inventário?
2. Posso ter transtornos futuros caso não o abra?
3. Não falo e não tenho interesse em falar com meu irmão. Se obrigado a abrir inventário for, terei necessidade de o contatar?
4. Não sei ao certo quais bens móveis ou imóveis estão no nome dele. Seria necessário fazer este levantamento. Este ônus é meu ou do advogado?
Obrigado. Respostas completas facilitam meritocracia.

A melhor resposta

Prezado Victor. Voce em momento algum tem que contactar com seu irmao, ou companheira de seu pai, basta contratar um advogado, que este tomará as providências. Quanto a vice residir em outro Estado, não vejo problema nenhum. O inventário tem que ser aberto na cidade onde residia o seu pai, ou onde ele possui bens imóveis. Também não ha xomo fazer partilha dos bens que esteja em nome de seu pai e que dependem da assinatura dele. Ou seja a sua cota parte/quinhão fica reservada.
O inventário pode ser aberto por vc, ou seu irmao,ou a companheira dele, ou ainda por alguém que seja credor de seu pai.
Espero tee lhe ajudado.
Estou a disposição.
Vilma P Assuncao, advogada

Assunção e Martins Advogados Advogado em Ribeirão Preto

15 respostas

Boa Tarde Victor.
A abertura do inventário é obrigatória, caso contrário nenhum dos herdeiros poderá dispor livremente de sua parte. Transtornos terá principalmente se desejar vender algum bem imóvel ou outro que dependa de registro em órgão público. Não haverá necessidade de conversar com o seu irmão se contratar um advogado, que poderá fazer toda a parte do inventário até a partilha. Quanto o levantamento dos bens a serem inventariados, isto pode ser feito pelo advogado, no entanto, será mais efetivo se apontar os bens que tem conhecimento. Para maiores dúvidas, favor, entrar em contato.

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba