Recebi uma intimação, mas não quero comparecer. Como faço?

Feita por >Rozane de Oliveira Moura>. 9 set 2015

Há alguns meses um sujeito que estava fugindo da polícia entrou em minha residência e na fuga, segundo um policial, ele roubou meu celular. Digo dessa forma porque quando dei falta do mesmo estava em poder de um policial. Recebi uma intimação para comparecer ao fórum na presença do Juiz e do acusado. Mais não gostaria de ir, e queria retirar a queixa. O que posso fazer?

A melhor resposta

Boa noite,

Se a pessoa recebe uma intimação e não a cumpre, nem justifica sua falta, ela pode ser conduzida à vara, ou seja, pode ser levada à força para cumprir com seu dever.

Atenciosamente,

Fábio Beltrão.

FB Advocacia Advogado em Recife

15 respostas

Bom dia,
Você deverá ir a delegacia, sob pena de desobediência, o B.O. não poderá mais ser retirado, visto ser uma ação incondicionada, ou seja, o MP vai denunciar o acusado de qualquer jeito. estou a disposição.
Att,
Adriano Martins de Sousa
OABDF 46469

Adriano Martins de Sousa Advocacia & Consultoria Jurídica Advogado em Brasília

63 respostas

Prezado,
Você poderá comparecer à audiência, pois no ato da audiência o acusado não estará presente em seu depoimento, a não ser que seja em caso de acareação.
Você poderá também procurar um advogado solicitando que a audiência entre você e o acusado, ocorram e locais diferentes, objetivando sua segurança.
Att.,
Vinícius Maia
OAB/SC nº 42.245

Maia Advocacia Advogado em Araquari

89 respostas

Olá,
A intimação para comparecer em juízo não pode ser desconsiderada, ou seja, você deve ir no dia e hora marcados. Quando lá estiver, você deve comportar-se com naturalidade e responder verdadeiramente tudo o que o juiz lhe perguntar. Um detalhe se você não quiser falar na presença do acusado, é só pedir educadamente ao Juiz que retire o acusado da sala de audiência, desta forma ficará mais fácil responder o que lhe será perguntado. lembre-se, vc está diante de uma autoridade, deve estar vestido adequadamente, não use camisetas cavadas, chinelo e bermuda. Outro detalhe, não se sinta ameaçado com o ambiente formal, vc está ali para ajudar que a Lei seja cumprida.
Gláucia Caetano

Caro cliente, neste caso vc justificando os motivos que o impedem de se apresentar â presença do MM Juiz para a audiência, deverá mediante uma Procuração Ad judia, passar todos os a vc auferidos, ao seu Advogado, para que este, em Juízo, o represente defendendo-o.

Vilmar Bezerra Advogado em Manaus

5 respostas

Trata-se de ordem judicial, que pode ser cumprida coercitivamente (à força), caso não seja cumprida voluntariamente sem justificativas.

O crime de furto procede por ação pública incondicionada, logo não se pode "retirar a queixa".

Atenciosamente,
Eduardo Cabral.

Cabral e Passos Advogados Associados Advogado em Feira Nova