Regulamentação de visitas e pensão por pai dependente químico

Feita por >Su>. 18 fev 2020 Guarda compartillhada

Boa tarde,

Separei do pai da minha filha quando ela tinha 6 anos de idade (atualmente ela está com 15) e nunca exigi pensão nem entrei na justiça, apesar de passar alguns anos de aperto. Por ele ser dependente químico, nunca parava em empregos e dava muito trabalho e gastos pra mãe dele. Logo que nos separamos, marcou de visitar a filha algumas vezes, mas às vezes a levou em lugares impróprios pra criança e outras a deixou esperando e não apareceu. Ele sumia por muito tempo e quando aparecia ela não queria vê-lo. Agora na adolescência, ela quis se aproximar dele. Ano passado procurou-o em redes sociais e começaram a marcar de se ver. Estou passando por dificuldades financeiras e tenho pedido ajuda pra comprar remédios e passagens pra ela ir ao colégio. Sabendo da condição dele, eu estava aceitando qualquer ajuda. Uma vez ele deu umas caixas de leite, outra vez deu uns restos de verdura que ele pega nas sobras do ceasa onde ele trabalha, mas não é suficiente. Toda vez que precisou gastar com ela quando ela estava na casa dele, reclamou, sempre diz que não tem dinheiro. Mas pra gastar consigo próprio ele sempre tem. Quase todo fim de semana ele tá curtindo, bebendo, fez umas tatuagens novas... Eu sei que ele não ganha muito, mas acho injusto eu ficar me sacrificando (deixo de sair, de comprar coisas para mim e até algumas coisas melhores para ela) enquanto ele só dá o que quer e quando quer (ou seja, quase nada e quase nunca). A minha sorte é que meus pais sempre me ajudaram, mas não quero e nem posso depender deles pra sempre. No nosso divórcio que está correndo pela defensoria pública, ele alegou que está desempregado mas sabemos que ele trabalha só que sem registro em carteira. A mãe dele contratou um advogado particular pra cuidar do caso, de medo dele ir preso (ele tem algumas passagens por roubo/furto, tráfico, estelionato) e ele fica jogando na cara da minha filha que está gastando por minha culpa! Outra coisa que não estou gostando, é eles quererem substituir o remédio controlado que minha filha toma por acupuntura com uma amiga terapeuta deles. A mãe dele tem formação em língua portuguesa e educação física, não em medicina nem enfermagem. Nos últimos meses ele parece estar controlando o vício, mas ainda assim tenho receio do que possa acontecer com minha filha perto dele. Não proíbo ela de vê-lo, mas gostaria que fosse mais controlado e supervisionado, fico muito preocupada quando ela passa muitos dias com ele. Toda vez que tento negociar com ela pra não deixar seus compromissos de lado por causa dele, ela ameaça fugir e ir morar com ele. Ela não sabe o perigo que corre, até presenciou algumas coisas ruins que aconteceram entre a gente mas era muito pequena para lembrar. Ainda mais que eu soube que ele teve algumas recaídas, inclusive semana passada. A mãe dele apesar de sofrer há anos, o defende e até ajuda a mentir sobre as falcatruas dele. Consigo pedir pensão nessas condições? O que preciso para provar que ele trabalha? Consigo algum acordo de visita regular e supervisionada que não seja a mãe dele à supervisionar? Consigo restringir as visitas a menos tempo mesmo a filha querendo ficar mais?

Advogados especializados em Guarda compartillhada

Ver mais advogados especializados em Guarda compartillhada

Outras perguntas sobre Guarda compartillhada