Separação sem ter havido casamento

Feita por >Maria Luiza>. 8 mai 2018 Separação

Bom dia,

Moro junto com uma pessoa ha 26 anos. Antes de conhece-lo eu trabalhava por conta propria sem carteira assinada, entao, ele disse para parar de trabalhar porque nao era mais preciso, assim o fiz. Agora depois de 26 anos ele começou se relacionar com outras pessoas que conhece pela internet, e por fim resolveu que cada um deve seguir sua vida. Até ai tudo bem, o problema é que como nunca trabalhei de carteira assinada e minha idade ja esta avançada (59 anos) nao consigo emprego, nao tenho como ter uma renda para me sustentar. Gostaria de saber se mesmo não tendo sido casados no papel tenho direito a alguma ajuda de custo vinda dele? Ressaltando que ele é aposentado e trabalha atualmente em 2 empregos por conta propria, obtendo uma renda mensal de no minimo 4mil reais.

A melhor resposta

Boa Tarde Maria, nesse caso entendo que para resguardar ainda mais os seus direitos o aconselhável seria solicitar judicial o reconhecimento da união estável e sua conversão em divórcio, para se for o caso haver a partilha dos bens, e além disso, até conseguir meios para sua subsistência ou novo casamento ou união estável, você pode requerer uma pensão a ser paga pelo seu ex-companheiro, ex-cônjuge.

8951 respostas

sim, o fato de ter vivido 26 anos com ele lhe da direito a requerer pensao

Geison Marques Carvalho Advogado em São Paulo

591 respostas

Ola Maria, boa tarde.
É possível solicitar ao juiz que seja fixada alimentos entre os cônjuges, todavia estes pedidos devem ser bem fundamentados acerca dos fatos que você narrou, inclusive com descontos direto no beneficio dele.

Richter & Dominguez Advogados Associados Advogado em Piracicaba

14 respostas

Advogados especializados em Separação

Ver mais advogados especializados em Separação

Outras perguntas sobre Separação