Tenho um filho com 13 anos. Ele pode decedir com quem quer ficar?

Feita por >vitor>. 27 ago 2014 Guarda compartillhada

Se com a mãe ou com o pai?

A melhor resposta

Prezado Sr. Vitor, bom dia!
Para definição da guarda de um menor, vários fatos serão levados em consideração pelo juiz.
Nesta idade que o filho menor está também será muito importante para a decisão judicial a vontade dele.
De qualquer forma, ficando a guarda com o pai ou com a mãe, ambos terão direitos e deveres com o menor, tais como visitas, pensão.
Caso não seja possível o diálogo entre os pais, para se ter um processo amigável, toda esta situação precisará ser levada ao conhecimento do juiz, o qual decidirá com base nas provas e fundamentos do processo, inclusive com visitas e relatórios técnicos da Assistência Social.
Qualquer dúvida, continuamos à disposição!
Atenciosamente,
Jeisemara Corrêa - Fernandes Sociedade de Advogados
Curitiba/PR

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Prezado, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a partir dos 12 anos de idade, a opinião da criança é levada em consideração. A adoção, por exemplo, só ocorrerá se houver o seu consentimento.
Atenciosamente,
Prata&Santana advogados

Anônimo-197315 Advogado em Rio de Janeiro

107 respostas

Boa tarde Vitor. A partir dos 12 anos de idade o menor já pode manifestar a sua vontade de ficar com a mãe ou com o pai. Mas tal pedido será analisado pelo Juiz, que irá considerar o grau de discernimento do menor, se não há influência do pai ou da mãe na manifestação do menor, e se não consta nenhuma contraindicação no processo. Portanto, a escolha do menor não é decisiva. Tal ponto será analisado pelo Juiz.

Francine Pinheiro Advogado em Joinville

16 respostas

Olá Vitor, tudo bem? Diversos fatores serão considerados para a determinação da guarda. Nessa idade o ideal é que seja guarda compartilhada, entretanto, caso um dos pais não detenha condições físicas/emocionais para tanto, poderá ser deferida a guarda ao outro genitor com regulamentação de visitas para quem não detém a guarda.

Fico à disposição.

Atenciosamente,

Renata Aparecida Silva França

Advogadas França&Penha Advogado em Brasília

8 respostas

Sr. Vitor a partir dos 12 anos a opinião e a vontade do menor é levada em conta na decisão do juiz. Espero ter tirado suas dúvidas. Atenciosamente, Advogado, Sandro Camilo Trindade Henriques Pedrosa Leal

Advogado Sandro Camilo T. H. P. Leal Advogado em Recife

86 respostas

Advogados especializados em Guarda compartillhada

Ver mais advogados especializados em Guarda compartillhada

Outras perguntas sobre Guarda compartillhada