Trabalhista ((DUUVIDAA))

Feita por >Nayara de Oliveira>. 11 jun 2019 Carteira de trabalho

Faço uma jornada de trabalho das 9 as 7 da noite com intervalo de 1 hora de almoço . Recebo um salário mínimo e não ganho horas extras ! Se preciso faltar sem atestado é descontado o dia do salário. Quero tirar uma dúvida se isso é permitido por lei e se acaso resolver sair do serviço como devo proceder ? Estou a 4 anos nesse emprego por necessidade! Obrigada

A melhor resposta

Boa Noite , no caso das horas extras são devidos tais valores, fora outros. No caso dos descontos são devidos, se as faltas não foram justificadas.

No caso de demissão deve-se fazer os cálculos, se a empresa não pagar, requerer judicialmente.

8951 respostas

Bem, Nayra de Oliveira, você disse à sua jornada de trabalho diária, mas não disse a diária semanal, se segunda à sexta, segunda a sábado ou se também trabalha aos domingos. A jornada de trabalho diária e semanal máxima fixadas na Constituição Federal é 08 horas e 44 horas, respectivamente. Pela sua narrativa você trabalhava cerca de 09 horas, com 01 hora de almoço. Você deve citar à sua jornada semanal, fins possibilitar o advogado aferir se existe horas extras trabalhadas no seu caso. Quanto às faltas ao serviço, o patrão somente é obrigado a abonar as faltas legalmente autorizadas, conforme previsto na CLT. Se a empresa descontou, certamente essa(s) falta(s) não tem respaldo legal. E, finalmente, quanto a pergunta sobre à sua resolução em sair do emprego por vontade própria, você pedir demissão do emprego, mas vai perder muitos direitos, tais como: o seu FGTS fica retido; não ganha o seguro-desemprego; não recebe a multa de 40% do saldo de sua conta do FGTS; não recebe férias proporcionais. Enfim, a perda do empregado que pede demissão é, praticamente, a mesma do empregado demitido por justa causa. Pense bem, antes de pedir demissão do emprego, pois as empresas adoram essa modalidade de dissolução do contrato de trabalho, pois a mesma traz uma economia grande para os seus cofres.

Boa sorte,

Dr. Jorge Viana

Viana Advocacia Advogado em São Luiz

92 respostas

Advogados especializados em Carteira de trabalho

Ver mais advogados especializados em Carteira de trabalho