Uma criança de 7 anos pode ser ouvida pelo juiz?

Feita por >Maria Eduarda>. 23 ago 2017 Guarda compartillhada

Eu e o pão de minha filha estamos brigando na justiça desde os 3 anos dela. Foram muitos problemas durante todos esses anos.

Ele sempre foi um pai ausente, mas de repente resolveu ser o pai do ano. Claro como o normal de toda criança que não tem vínculo afetivo houve um problema para ela se adaptar a essa nova condição. Passamos por períodos de adaptação após um laudo muito mal feito pela Psicologa do judiciário que disse haver alienação por minha parte. Apesar de três psicólogos diferentes atestarem que não.

Pois bem com o passar dos anos ela foi se acostumando a ir, mas se recusa a pernoitar. Principalmente depois que o pai se casou e sua esposa acaba pegando demais no pé dela. Usando inclusive palavrões e xingamentos a mãe dela.

Em dezembro ficou acordado perante o juiz que nós três faríamos uma terapia, mas inclusive neste dia eu deixei bem claro que provavelmente não conseguiria fazer pelo plano de saúde, pois o meu é um é o dele outro. Ele não aceitou passar no particular.

Desde dezembro quando houve essa audiência ele não aparece, não liga, inclusive durante as férias nos finais de semana que seriam dele eu voltei de viagem para que não houvesse problemas, mas infelizmente ele não apareceu. Deixando minha filha com mais raiva, pois está se sentindo abandonada. Eu tentei convencê-la a ligar no dia dos pais, mas ela estava irredutível.

Ela é uma criança muito madura, a pediatra e a Psicologa dizem que ela é uma anã...rs

Agora 8 meses depois dessa audiência ele resolveu se manifestar no processo alegando que eu estou impedindo ele de ver e ter contato com a filha. Ele inclusive tem o celular dela, que quando lhe convia mandava mensagens e fazia ligações.

Minha dúvida é a seguinte, será que minha filha consegue ser ouvida pelo MP e pelo juiz? Ela não quer ter que passar pela Psicologa do judiciário novamente já que foi ouvida duas vezes já, e na última vez acabou atendendo o pedido de minha filha quanto a não pernoitar na casa do pai até o dia que ela se sinta confortável, mas o pai não aceitou e continua esse inferno na justiça.

A melhor resposta

Não é comum juiz ouvir crianças de 7 anos mas ele até pode. O mais correto é o juiz solicitar avaliações de assistente social, psicólogos, do conselho tutelar, etc.

Gibran Vasconcelos Advogado Advogado em Canoas

155 respostas

Advogados especializados em Guarda compartillhada

Ver mais advogados especializados em Guarda compartillhada

Outras perguntas sobre Guarda compartillhada