Guia passo a passo para prevenir o passivo trabalhista das empresas

Prevenir o passivo trabalhista em uma empresa é uma condição fundamental para que ela não seja financeiramente prejudicada, tendo que arcar com custos não pagos ao trabalhador...

26 FEV 2021 · Leitura: min.
Guia passo a passo para prevenir o passivo trabalhista das empresas

Prevenir o passivo trabalhista em uma empresa é uma condição fundamental para que ela não seja financeiramente prejudicada, tendo que arcar com custos não pagos ao trabalhador, bem como com indenização e multa, se for o caso.

Por isso, elaboramos este conteúdo para apresentar um guia, ou melhor, o passo a passo para prevenir o passivo trabalhista em sua empresa. Confira! O que podemos entender por passivo trabalhista? Antes de tudo, cabe destacar o que é, afinal, passivo trabalhista nas empresas. Então, trata-se de todos os valores que uma pessoa física ou jurídica tem com um colaborador. Tais valores, vale destacar, são referentes ao trabalho prestado, seja na qualidade de empregado, com vínculo empregatício, ou empregado avulso, mais conhecido como terceirizados. Diante disso, podemos entender o passivo trabalhista como todos os valores que um colaborador deveria receber legalmente do empregador, mas que, por algum motivo, não recebeu. Quando isso ocorre, o profissional pode acionar a justiça para que receba o que lhe é devido. Nesse caso, a empresa poderá não apenas ter que pagar os valores não pagos, mas também multa, juros e os honorários do advogado, caso a justiça dê uma sentença desfavorável a ela. Como prevenir passivo trabalhista? Criar meios para prevenir passivo trabalhista é a melhor forma quando o que se busca é um crescimento sustentável, longe de conflitos que podem colocar em risco a saúde financeira da empresa. Ciente disso, apresentamos, a seguir, algumas dicas que podem ajudá-lo nesse sentido. Veja. Estabeleça um canal de comunicação livre e transparente Uma forma de evitar passivo trabalhista é, sem sombra de dúvida, estabelecer um canal de comunicação que permita aos profissionais uma livre comunicação e transparente. Uma comunicação livre e transparente é capaz de fazer com que sua empresa identifique problemas e, a partir disso, busque saná-los. Nesse sentido, cabe destacar que, no âmbito de uma empresa, diversos problemas podem ser identificados, como assédio ou condutas abusivas, as quais podem gerar indenização por dano moral. Invista numa cultura de respeito Outra forma de prevenir passivo trabalhista no âmbito de sua empresa é investindo em uma cultura de respeito, pautada no respeito à diversidade cultural. Ao fazer isso, poderá evitar, por exemplo, atitudes abusivas que possam colocar em risco não apenas o financeiro de sua empresa, mas a imagem de sua marca, bem como a eficiência de sua equipe de trabalho. Calcule corretamente a folha de pagamento Busque também ficar atento no momento de calcular a folha de pagamento, para que não haja erros. A folha de pagamento deve apresentar os ganhos fixos e variáveis do profissional, de maneira transparente, para que não haja dúvidas. Aliás, tudo que facilite a compreensão do profissional quanto ao seu salário. Tome decisões fundamentadas Para evitar passivo trabalhista, busque também tomar decisões fundamentadas na opinião jurídica. Ou melhor, com base em relatórios jurídicos, que apontem o caminho que fará com que sua empresa não seja pega de surpresa por uma ação judicial trabalhista. A partir do exposto, dá-se para ter noção a respeito do que precisa ser feito para evitar passivo trabalhista em sua empresa. Anote as dicas que apresentamos e garanta que sua empresa mantenha sua saúde financeira.

Escrito por

Fernandes Sociedade De Advogados

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