Alienação parental, como comprovar?

Feita por >Maria>. 7 out 2019 Guarda compartillhada

Boa tarde,
Tenho um enteado de 4 anos, e a mãe dele é vegetariana. Eu e meu marido sabemos que a mãe sempre evita dar qualquer comida que tenha carne, até mesmo sanduíche. Cientes disso, eu e meu marido nunca forçamos o menino a comer carne, mas nós sempre oferecemos a ele durante as refeições pois sabemos da importância que tem pra ele na alimentação, ou que ele, ao menos, precisa da proteína substituta.
Sempre que o menino fica conosco, ele pede para comer carne. Principalmente quando fazemos algum churrasco, ou vamos em algum parente que tenham crianças. O menino come de tudo que tem, sem nós oferecermos. Normalmente ele se alimenta só de arroz e feijão, e mesmo assim ele pede que coloquemos a carne junto para ele comer, dá para ver nos olhos dele como ele fica com vontade de alguma carne.
E há um problema: Toda vez que ele vem conosco e diz que quer carne, o menino também diz o seguinte: "Não posso comer carne, a minha mãe não deixa." E fica triste. E, antes de comer um pedacinho de carne, ele diz: "Por favor pai, não conta para mamãe. Ela vai ficar brava!". Sempre age desse jeito. Todo lugar que vamos, a primeira coisa ele menciona é não contar para mamão da carne. Dá para ver o medo que ele sente se ela souber!
Quando notamos essa atitude errada por parte da mãe, meu marido foi até a mãe conversar com ela. E deixou muito bem claro que não queria que ela o proibisse de comer carne pois ele ainda é uma criança e precisa para o seu crescimento. Quando ele tiver idade (uns 13/14 anos), poderia decidir ser o que quiser.

2 meses se passaram, e a criança começou a reduzir de comer carne. Passando a comer apenas presunto, salame, cachorro quente e alguns pedacinhos de frango, o que estranhamos. E não pedia mais para não contar para mãe sobre carne. Porém, notamos um outro comportamento na criança. Ele começou a dizer frases como: "Eu sou vegetariano!" O mais estranho é que no mesmo instante: ele estava tomando café com leite e comendo PRESUNTO! Meu marido perguntou a ele sobre o que ele estava comendo e se ele gostava daquilo. O menino disse: "Sim e quero mais". Logo meu marido explicou carinhosamente a ele que aquilo não era comida de vegetariano, e sim um tipo de carne. O menino se assustou um pouquinho, mas disse que iria continuar comer pois gosta muito. Foi então que falamos de cachorro quente que ele gosta e outras coisas e o menino se animou.

Pergunta:
1) A mãe pode forçar a criança a ser vegetariana?
2) A mãe parece estar fazendo uma lavagem cerebral na criança ao forçá-la sobre não comer carne. Isso é alienação parental?
3) Como podemos provar essas atitudes da mãe?

A melhor resposta

Bom Dia Maria, certamente que forçar não, mas se isso faz parte do aprendizado da criança e não for abusivo, perigoso é que contraria a lei, nesse caso o ato estaria correto. Claro que a lei menciona a liberdade da criança entre outros aspectos, mas sempre deve-se ponderar em relação ao caso concreto .

No outros dois casos, se for observar a legislação, não seria alienação parental, podendo se aplicar outras coisas. Mas pode-se tentar aplicar.

As partes podem tentar resolver consensualmente entre si.

8951 respostas

Advogados especializados em Guarda compartillhada

Ver mais advogados especializados em Guarda compartillhada

Outras perguntas sobre Guarda compartillhada