Aumento no valor da pensão alimentícia

Feita por >Sol>. 20 abr 2018 Pensão

Bom dia meu nome é Solange, e eu gostaria de saber se vale a pena eu recorrer a revisão da pensão alimentícia do meu filho de 11 pq o pai dele fechou um valor comigo, porém nunca procurei a justiça, desses anos todos ele pagou pela 1 vez o décimo terceiro referente a pensão, mais fui informada que meu filho tem direito também a uma porcentagem nas férias e nas horas extras que ele faz, gostaria de saber se essa informação procede??? Porém ele já teve um segundo filho com a atual esposa e a criança tem 1 ano de idade, isso interfere na porcentagem que meu filho tem direito??? Desde já agradeço.

A melhor resposta

Prezada Sol,

Como a pensão alimentícia foi fixada informalmente, não seria preciso entrar com uma ação revisional de alimentos e sim com ação de alimentos mesmo. Você deve ter o cuidado de demonstrar: 1) as necessidades do alimentando (seu filho); 2) a capacidade financeira do alimentante (você e o pai).

A incidência da pensão sobre verbas como férias e 13º salário depende do que vocês acertaram o valor dos alimentos. Foi estabelecido um valor fixo como pensão? Ou foi adotado um percentual sobre o valor da remuneração do pai? Ou o percentual incide sobre o salário-mínimo? Isso tem que ficar bem claro, ou então vai ficar ao sabor da vontade do alimentante.

No caso que você apresentou, sugiro que você procure o pai do seu filho para formalizar um acordo sobre como deve ser paga a pensão: quanto pagar, quando pagar, como pagar. Se não houver um acordo que lhe satisfaça, entre na justiça contra ele.

Boa sorte.

Fabio Pereira de Oliveira Advocacia Advogado em Belém

13 respostas

Boa Tarde, existe esses direitos da pensão referentes as férias trabalhistas, assim como existem outros direitos inerentes a pensão alimentícia. Contudo, é preciso avaliar com calma se deseja propor uma ação de alimentos ou para aumentar a mesma.

8952 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão