Bati em um carro e não tenho como pagar

Feita por >Jaqueline Menezes>. 27 jul 2020 Pequenas causas

Boa tarde. Hoje de manhã ao sair do condômino que eu moro dei uma ralado no carro do lado. Procurei o dono do carro para informá-lo pra ver a melhor forma de resolver. Ele falo que iria ver na autorizada dele e eu falei que iria ver por fora. Fiz o orçamento e ficou no valor de
800 reais a pintura pq nem amassou só arranhou e descascou um pouco. Porém o dono falo que tem q fazer pela autorizada pq a pintura se não fazer lá perde a garantia total de 5 anos dele e o valor ficaria de 1.800. Eu não tenho esse valor, não tenho cartão de crédito com esse limite e lá só faz em 5x então ainda assim
Ficaria mto apertado pois recebo 1.620. Eu achei a diferença de valor bem alta pois não foi algo que estragou tanto assim. Eu não sei o que fazer ele até falo pra eu fazer um empréstimo mas aí ficaria o valor maior ainda por conta dos juros sendo que esse valor já está mto absurdo. Ainda tentei fazer um contrato com ele pra fazer a pintura na oficina que fiz o orçamento e assim a gente fazia um contrato de 3 anos seila caso a parte pintada descasque ou algo do tipo como garantia para ele mas mesmo assim ele tá batendo na tecla dos 1.800. Como eu posso proceder nesse caso ? Eu posso ser presa se não pagar ? Eles podem tomar meu carro ? Pela justiça eu vou ter quer pagar bem mais numa ação judicial?

A melhor resposta

Prezado

A lei permite que você use recursos processuais para demorar a quitar a divida .
Ganha tempo caso você queira mesmo juntar dinheiro para pagar a dívida.
Você pode transferir a propriedade do seu bem .
Fazer uma simulação jurídica e caso haja ação pauliana postergar com recursos.
Mas parece que você esta sem dinheiro então
Sugiro que procure a defensoria
Sua questão não é jurídica
É financeira infelizmente
Para qualquer medida jurídica cobro valor tabela da OAB

Dr Jorge

JBSS Advocacia & Consultoria Advogado em Rio de Janeiro

10 respostas

É fato que se houve culpa da sua parte terá de arcar com o prejuízo da pintura. Compareça a autorizada com ele e veja se o orçamento está correto. Dívidas não são causa para prisão, pois o crime de dano exige o dolo e neste caso você não teve a intenção de causar o dano. Caso ele ingresse com uma ação judicial poderá exigir o pagamento do prejuízo causado, que caso não seja cumprido espontaneamente poderá ser levado à execução, na qual há a possibilidade de penhora de seus bens para a satisfação do valor exigido. A melhor forma de resolver é tentar um acordo com seu vizinho, quanto à forma de pagamento.

Costa Advocacia Advogado em Belém

3 respostas

Advogados especializados em Pequenas causas

Ver mais advogados especializados em Pequenas causas

Outras perguntas sobre Pequenas causas